Redação Exame
Publicado em 20 de julho de 2025 às 14h43.
Última atualização em 20 de julho de 2025 às 14h47.
Dois terremotos de grande intensidade foram registrados neste domingo, 20, na costa da península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, gerando um alerta de tsunami para a região.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, os sismos tiveram magnitudes de 6,7 e 7,4 e ocorreram em uma área submarina do oceano Pacífico, a cerca de 130 a 144 quilômetros da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, capital da região. O epicentro foi identificado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A previsão inicial era de ondas de até 60 centímetros.
Terremotos atingem costa leste da Rússia e geram alerta de tsunami (USGS/Reprodução)
Apesar da baixa altura, as autoridades emitiram recomendações urgentes de evacuação. Moradores foram orientados a se deslocar para áreas elevadas ou, caso indisponíveis, afastar-se ao menos 2 quilômetros da costa. Em áreas continentais, as ondas podem chegar a 40 centímetros.
A região da península de Kamchatka é conhecida por sua intensa atividade sísmica, localizando-se na junção das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. Desde 1900, sete terremotos de magnitude igual ou superior a 8,3 já ocorreram na região.