Mundo

Theresa May recebe Kerry para reforçar laços com os EUA

A reunião entre May e Kerry representa uma oportunidade para que sejam trocadas impressões, depois que o Reino Unido votou a favor de deixar a União Europeia


	May e Kerry: segundo o Ministério, o objetivo desta reunião será ressaltar que a relação entre os dois países continua sendo importante
 (Hannah McKay / Reuters)

May e Kerry: segundo o Ministério, o objetivo desta reunião será ressaltar que a relação entre os dois países continua sendo importante (Hannah McKay / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2016 às 09h44.

Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, recebeu nesta terça-feira o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que está em Londres para participar de várias reuniões sobre os conflitos na Síria e Iêmen.

Kerry cumprimentou à imprensa antes de entrar no número 10 da Downing Street, residência oficial da chefe do governo, que presidiu hoje pela primeira vez o conselho de ministros desde que assumiu o cargo, na última quarta-feira.

A reunião entre May e Kerry representa uma oportunidade para que sejam trocadas impressões, depois que o Reino Unido votou a favor de deixar a União Europeia (UE), em referendo ocorrido no dia 23 de junho.

Ainda estava previsto que o secretário de Estado americano se encontrasse com o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, com quem já esteve ontem, em um encontro com chanceleres europeus, em Bruxelas.

Segundo o Ministério, o objetivo desta reunião, que será sucedida por uma entrevista coletiva, será ressaltar que a relação entre os dois países continua sendo importante, apesar do voto favorável ao "Brexit".

Após o encontro bilateral, Johnson e Kerry se reunirão com os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França e Itália e com a Representante de Política Externa da UE, Federica Mogherini, para analisar o conflito na Síria.

A reunião deverá estar centrada na frágil cessação das hostilidades, na difícil situação humanitária e nas condições necessárias para que sejam retomadas as conversas de paz no país árabe.

Mais tarde, Johnson e Kerry se encontrarão com representantes da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos para avaliar o conflito no Iêmen.

Amanhã, May viajará amanhã a Berlim para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel, e na quinta-feira viajará para Paris para conversar com o presidente francês, François Hollande. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaReino UnidoBrexit

Mais de Mundo

Tempestade deixa uma morta e 20 feridos em Albufeira, Portugal

Bomba da Segunda Guerra força retirada de 20 mil pessoas na Alemanha

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA