Mundo

Floresta de teca tem queda de mais 1% em menos de dez anos

Pesquisa das Nações Unidas afirma que a quantidade de florestas de teca diminuíram em 60 países

A teca é utilizada na construção naval, na fabricação de móveis e até como lenha e carvão vegetal (Antonio Scorza/AFP)

A teca é utilizada na construção naval, na fabricação de móveis e até como lenha e carvão vegetal (Antonio Scorza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 13h35.

Brasília – A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu hoje (26) que diminuiu a quantidade de florestas naturais de teca (um tipo de madeira de alta qualidade) em 60 países tropicais, incluindo o Brasil. Segundo os pesquisadores, as florestas naturais de teca na área sofreram 1,3% de redução no período de 1992 a 2010, o equivalente à perda de 385 mil hectares.

No relatório, a FAO disse que é previsível que no futuro a produção sustentável de teca seja limitada, devido à tendência de aumento do desmatamento de forma contínua. De acordo com especialistas, a teca é uma das madeiras mais valiosas e seu plantio atrai investimentos na África, na Ásia e na América Latina.

Pelo relatório, a Ásia concentra 90% da produção de teca no mundo - só a Índia é responsável por 38%. Os especialistas ressaltam que aumenta o número de área plantada de teca quando há estímulo das autoridades e incentivo aos agricultores.

No relatório Mercado de Teca, divulgado hoje, a FAO informou que a tendência de aumento de produção de teca ocorre apenas na Índia, no Laos, em Mianmar, na Indonésia e Tailândia, na Ásia. De forma geral, segundo a FAO, a área plantada de teca tem aumentado na África - Benin, Gana, Nigéria, Tanzânia -, na América Central - Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá - e na América do Sul – Brasil e Equador.

Segundo pesquisadores brasileiros, a teca tem valor elevado no mercado nacional e internacional. É uma das espécies florestais mais analisadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Norte do país.

A teca é utilizada na construção naval, na fabricação de móveis e até como lenha e carvão vegetal. É elogiada por sua durabilidade, estabilidade e resistência natural aos ataques de fungos e insetos.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteFlorestasDesmatamento

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição