Mundo

Toyota pagará multa de US$1,2 bi por problemas de segurança

Montadora admitiu que iludiu consumidores norte-americanos omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança


	Carro da Toyota: acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Carro da Toyota: acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 12h29.

Washington - A Toyota pagará 1,2 bilhão de dólares para encerrar uma investigação criminal sobre como lidou com reclamações de consumidores por problemas de segurança, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira.

A Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, disse o Departamento de Justiça.

O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas.

A Toyota enfrenta centenas de processos sobre problemas de aceleração que ganharam notoriedade pública das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família, que segundo relatos foram causadas pela aceleração involuntária de seu Lexus, fabricado pela Toyota.

O defeito na aceleração fez com que a Toyota fizesse o recall de milhões de veículos começando em 2009.

"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da Toyota, nesta quarta-feira. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas japonesasEstados Unidos (EUA)MontadorasPaíses ricosseguranca-digitalToyotaVeículos

Mais de Mundo

Presidente do México tem 81% de aprovação após 7 meses no cargo, aponta pesquisa

Milei tenta aprovar redução da maioridade penal para 14 anos na Argentina

Ministro da Defesa faz campanha por orçamento obrigatório para Forças Armadas nos moldes da OTAN

O que é o branqueamento de corais e por que ele impacta o planeta?