Mundo

Tribunal da Espanha anula declaração separatista da Catalunha

A decisão ocorre no mesmo dia em que há uma greve e protestos na Catalunha de manifestantes pela independência

Catalunha: o tribunal havia suspendido a implementação do pronunciamento separatista enquanto estudava sua legalidade (Yves Herman/Reuters)

Catalunha: o tribunal havia suspendido a implementação do pronunciamento separatista enquanto estudava sua legalidade (Yves Herman/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 13h36.

Madri - O Tribunal Constitucional da Espanha decidiu nesta quarta-feira que foi ilegal uma votação recente no Parlamento da Catalunha para declarar a independência da região do restante do país.

A decisão ocorre no mesmo dia em que há uma greve e protestos na Catalunha de manifestantes pela independência, que também se opõem à prisão de autoridades depostas da região.

O tribunal espanhol havia inicialmente suspendido a implementação do pronunciamento separatista, no mês passado, enquanto estudava sua legalidade, após o governo do premiê Mariano Rajoy contestar a medida.

O voto parlamentar pela secessão foi boicotado por boa parte dos legisladores oposicionistas, mas acabou aprovado por 70 votos a 10, no Parlamento catalão de 135 integrantes.

Em resposta, o governo Rajoy afastou o governo catalão, dissolveu o Parlamento local e convocou eleições antecipadas na região para o próximo mês.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EuropaEspanhaBarcelona (Espanha)Catalunha

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra