Mundo

Triplo atentado terrorista mata 9 pessoas na Chechênia

Terroristas suicidas detonaram explosivos antes e depois da chegada da polícia russa ao local

Dois dos três terroristas foram identificados. São eles Magomed Dasháev, morador da localidade chechena de Starye Ataguí, e o estudante Adlán Jamídov (Richard Heathcote/Getty Images)

Dois dos três terroristas foram identificados. São eles Magomed Dasháev, morador da localidade chechena de Starye Ataguí, e o estudante Adlán Jamídov (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 06h44.

Moscou - Nove pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas na noite desta terça-feira em um triplo atentado terrorista em Grozni, capital da república russa da Chechênia, declarou nesta quarta-feira o ministro do Interior da Rússia, Rashid Nurgalíev.

Sete pessoas morreram na hora, depois que três terroristas suicidas detonaram as bombas que levavam em seus corpos, e outra faleceu nesta quarta no hospital, disse à agência "Interfax" o ministro da Saúde da Chechênia, Musá Ajmádov.

A primeira explosão aconteceu no centro de Grozni quando um terrorista ativou a bomba que levava depois que dois agentes da Polícia solicitaram sua documentação. Nesta detonação, morreram os dois policiais e o terrorista suicida.

Quando as patrulhas da Polícia e do Ministério de Situações de Emergências chegaram ao local do atentado, outros dois terroristas detonaram suas bombas no meio da aglomeração.

Quatro policiais, um funcionário do Ministério de Emergências e um civil morreram na explosão das duas bombas, e mais de 20 pessoas, entre agentes da lei e transeuntes, ficaram feridas.

Um dos terroristas foi identificado como o irmão de outro suicida que há um ano explodiu uma bomba em Grozni, antecipou nesta quarta-feira o presidente da Chechênia, Ramzan Kadyrov.

"Basta que comecemos a falar em suavizar nossa política com relação aos guerrilheiros para que estes comecem a derramar o sangue dos inocentes. Mais uma vez comprovei que só as medidas mais duras podem acabar com este mal", asseverou Kadyrov.

O triplo atentado aconteceu em um dos dias mais importantes no calendário de festividades muçulmanas, o que lembra o fim do sagrado jejum, o Ramadã.

"No dia mais sagrado estes criminosos trouxeram a desgraça a dezenas e centenas de famílias. Morreram os melhores policiais, que os impediram de chegar a lugares com maior aglomeração de gente", disse o presidente checheno.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Rússia, Vladimir Markin, acrescentou que os investigadores estabeleceram a identidade de dois dos três terroristas suicidas, ambos com pouco mais de 20 anos.

São eles Magomed Dasháev, morador da localidade chechena de Starye Ataguí, e o estudante Adlán Jamídov.

Segundo Markin, os especialistas estabeleceram que a potência total dos três artefatos explosivos equivalia à de quase três quilos de TNT.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoÁsiaEuropaTerroristasRússia

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia