Mundo

Trump acusa Zelensky de iniciar guerra com a Rússia que não poderia vencer

Presidente americano fez o comentário logo após acusar Putin de iniciar a guerra, com a invasão russa em fevereiro de 2022, e Zelensky e o ex-presidente Joe Biden de prolongá-la

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 14 de abril de 2025 às 18h30.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta segunda-feira, 14, o chefe de governo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de iniciar uma guerra com a Rússia que ele não poderia vencer, embora minutos antes tenha reconhecido que foi o presidente russo, Vladimir Putin, quem começou o conflito.

“Ele (Zelensky) está sempre querendo comprar mísseis. Ouça, quando você começa uma guerra, você tem que saber que pode vencê-la. Você não pode começar uma guerra contra alguém 20 vezes maior e depois esperar que as pessoas lhe deem mísseis”, declarou Trump à imprensa no Salão Oval da Casa Branca.

O presidente americano fez o comentário logo após acusar Putin de iniciar a guerra, com a invasão russa em fevereiro de 2022, e Zelensky e o ex-presidente Joe Biden de prolongá-la.

“Essa é uma guerra que nunca deveria ter sido autorizada a começar. Biden poderia tê-la impedido, Zelensky deveria tê-la impedido, e Putin nunca deveria tê-la iniciado. Todos eles são culpados”, afirmou.

As declarações de Trump foram dadas após o recente bombardeio russo na cidade ucraniana de Sumy que matou 35 pessoas e feriu outras 117.

O presidente dos EUA, que no domingo chamou o ataque de “erro”, disse nesta segunda-feira que o “erro” foi “permitir que essa guerra acontecesse”.

Trump, que chegou ao poder com a promessa de acabar com o conflito, tem sido protagonista de uma aproximação entre EUA e Rússia e de fortes críticas à Ucrânia, embora nas últimas semanas também tenha expressado frustração pelo fato de o Kremlin não ter aceitado uma trégua nos combates.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaGuerrasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento