Mundo

Trump afirma que situação em Gaza é um 'desastre' e enaltece ajuda dos EUA

Presidente dos Estados Unidos também acusou o grupo islâmico Hamas de roubar comida e dinheiro

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 28 de julho de 2025 às 06h52.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que a situação na Faixa de Gaza “é um desastre” e lamentou que ninguém tenha agradecido pelos US$ 60 milhões que seu país ofereceu em ajuda alimentar.

“Pelo menos esperaria que alguém agradecesse”, afirmou o mandatário em declarações à imprensa antes de iniciar uma reunião em seu complexo de golfe em Turnberry, no oeste da Escócia, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Você se sente um pouco mal quando faz isso e outros países não dão nada”, declarou Trump, apesar de vários governos, incluindo o do Reino Unido, manterem seu compromisso humanitário com o enclave palestino.

Trump afirmou que “é terrível” a situação de inanição em que se encontram as crianças de Gaza e lamentou que (o grupo islâmico) "Hamas roube comida e dinheiro”.

“Aquele lugar é um desastre”, exclamou.

Em relação às negociações com o Hamas por um cessar-fogo, as quais Israel e Estados Unidos abandonaram por considerarem que o grupo as obstrui ao se recusar a devolver reféns, Trump disse que o governo israelense “deverá tomar uma decisão”.

“Eu sei o que eu faria, mas acho que não é apropriado dizer”, afirmou o líder republicano.

Trump também opinou que “o Irã está se aproveitando” e se perguntou “como eles podem ser tão estúpidos” ao dizer que continuarão com seu processo de desenvolvimento nuclear depois que os EUA os bombardearam em junho.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais de Mundo

'Fome nunca deve ser usada como arma de guerra', afirma chefe da ONU

Três pessoas morrem após descarrilhamento de trem de passageiros na Alemanha

Incêndios na Grécia: bombeiros seguem combatendo fogo, que já retirou 3,6 mil pessoas de suas casas

Trump anuncia 'maior acordo já feito' com a União Europeia, com tarifas de 15%