Mundo

Trump ameaça aumento ‘maciço’ de tarifas contra China e ‘não vê motivo’ para encontro com Xi Jinping

Presidente americano disse que não vê razão para se encontrar com o presidente da China nos EUA

Donald Trump: presidente disse que não há motivos para se encontrar com Xi Jinping daqui a duas semanas (Getty Images)

Donald Trump: presidente disse que não há motivos para se encontrar com Xi Jinping daqui a duas semanas (Getty Images)

Publicado em 10 de outubro de 2025 às 12h31.

Última atualização em 10 de outubro de 2025 às 12h53.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 10, que estuda aplicar um “aumento maciço” nas tarifas sobre produtos chineses.

Em publicação na plataforma Truth Social, ele também acusou a China de planejar impor controles de exportação sobre todos os elementos de produção relacionados a terras raras.

“Ninguém nunca viu nada parecido, mas, essencialmente, isso ‘entupiria’ os mercados e dificultaria a vida de praticamente todos os países do mundo, especialmente a própria China”, escreveu Trump.

 

O republicano ainda disse que não conversou com o presidente Xi Jinping e que “não há razão” para manter o encontro previsto com o líder chinês daqui a duas semanas, na Coreia do Sul.

Disputa por terras raras

Trump acusou a China de tentar “manter o mundo como refém” ao consolidar uma posição de monopólio sobre insumos estratégicos, como ímãs e outros elementos críticos, em um movimento que classificou como “sinistro e hostil”.

O presidente afirmou ainda que os Estados Unidos também têm posições de monopólio “muito mais fortes e amplas” do que as da China, mas que nunca havia optado por usá-las, “até agora”.

Na quinta-feira, 9, a China anunciou novos controles de exportação de tecnologias relacionadas com as terras raras, que se somam às regulações aplicadas a essa indústria. Esses metais são essenciais para a produção de computadores, baterias e novas tecnologias energéticas.

Os novos controles, que entram em vigor imediatamente, exigem uma autorização para a exportação de tecnologias usadas na extração desses metais e na fusão, informou o Ministério do Comércio chinês.

*Com informações da AFP

Acompanhe tudo sobre:TarifasDonald TrumpXi Jinping

Mais de Mundo

Presidente do Peru sofreu impeachment em 20 minutos e foi criticada por operar o nariz

Possível vazamento de Nobel da Paz será investigado após alta misteriosa em casas de apostas

María Machado vê seu Nobel como um 'impulso para concluir' tarefa pela 'liberdade' da Venezuela

Milei está 'comprometido em tirar a China' da Argentina, diz Bessent