Mundo

Trump chama ex-diretor do FBI de "vazador" após depoimento

James Comey acusou Trump de tentar anular uma investigação e de mentir sobre ele e sobre o FBI

Donald Trump: "apesar de tantas declarações falsas e mentiras, defesa total e completa... Comey é um vazador" (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: "apesar de tantas declarações falsas e mentiras, defesa total e completa... Comey é um vazador" (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de junho de 2017 às 08h48.

Última atualização em 9 de junho de 2017 às 11h22.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o ex-diretor do FBI James Comey de "vazador" nesta sexta-feira, um dia depois de Comey acusá-lo, em um depoimento ao Congresso, de tentar frear uma investigação e de mentir.

"Apesar de tantas afirmações falsas e mentiras, vingança total e completa... e UAU, Comey é um vazador!", tuitou Trump em seus primeiros comentários desde a audiência do Comitê de Inteligência do Senado, na quinta-feira.

 

Trump rompeu o silêncio a respeito do depoimento de Comey com um único tuíte que ecoou os argumentos mencionados por seu advogado particular após a fala de Comey: o presidente em si não está sob investigação, e Comey forneceu um relato da conversa dos dois a um amigo advogado que o compartilhou com um veículo de imprensa.

Trump não chegou ao ponto de dizer que Comey mentiu sob juramento na audiência, que ocorreu um mês depois de Trump demiti-lo em 9 de maio.

Comey pintou um retrato degradante de seu ex-chefe, acusando-o de tentar impedir uma investigação sobre seu ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn e dizendo que a Casa Branca difamou o FBI e ele mesmo ao tentar explicar sua demissão.

O ex-chefe do FBI afirmou ao comitê do Senado que tomou notas meticulosas de cada encontro e conversa que teve com Trump porque "honestamente estava temeroso de que ele pudesse mentir a respeito da natureza de nosso encontro, e por isso pensei ser realmente importante documentar".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpFBI

Mais de Mundo

Irã aceitaria controle em suas instalações nucleares por suspensão das sanções, diz jornal

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA