Mundo

Trump comemora decisão da Coreia do Norte sobre testes nucleares

Cerimônia foi carregada de simbolismos e antecedeu o encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e o presidente americano, que ocorrerá em Cingapura

O presidente americano, Donald Trump: "um gesto muito inteligente e gracioso!" (Jonathan Ernst/Reuters)

O presidente americano, Donald Trump: "um gesto muito inteligente e gracioso!" (Jonathan Ernst/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de maio de 2018 às 09h26.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou neste sábado a decisão da Coreia do Norte de destruir seu local de testes nucleares em uma cerimônia que será realizada entre 23 e 25 de maio.

"A Coreia do Norte anunciou que vai desmantelar o local de testes nucleares este mês, antes da grande reunião de cúpula do dia 12 de junho. Obrigado, um gesto muito inteligente e gracioso!", escreveu o mandatário, em sua conta oficial no Twitter.

A cerimônia é carregada de simbolismos e antecederá o encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e Trump, que ocorrerá em Cingapura.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte declarou neste sábado que todos os túneis no campo de testes do nordeste do país serão destruídos em uma explosão e que as instalações de observação e pesquisa, bem como unidades de guarda em solo também serão removidas.

O país afirmou que planeja convidar jornalistas dos Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Rússia e Grã-Bretanha para inspecionar o processo.

Kim revelou planos de fechar o local dos testes nucleares durante reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no mês passado. (Caio Rinaldi - caio.rinaldi@estadao.com)

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald Trump

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica