Mundo

Trump conversa com Trudeau após anunciar tarifas aos produtos canadenses

Presidente dos EUA tem sido firme na imposição de tarifas de 25% contra Canadá e México

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 12h28.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2025 às 12h45.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na manhã desta segunda-feira, 3, poucas horas antes da entrada em vigor das tarifas de 25% sobre a maioria das importações e de 10% sobre o petróleo e o gás canadenses.

"O Canadá não permitirá nem mesmo que os bancos americanos abram ou façam negócios lá. Muitas coisas semelhantes, mas também a guerra às drogas e centenas de milhares de pessoas mortas nos EUA por drogas que atravessam as fronteiras do México e do Canadá. Acabei de falar com Justin Trudeau. Voltaremos a conversar às 15h", disse Trump em sua rede social Truth Social.

No domingo passado, o presidente americano garantiu que telefonaria para Trudeau e para a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, nesta segunda-feira para discutir o anúncio de tarifas contra esses dois parceiros no acordo de livre-comércio entre México, Estados Unidos e Canadá.

As tarifas de 25% sobre a maioria das importações do México e do Canadá para os Estados Unidos entrarão em vigor a partir da meia-noite de hoje e tanto Ottawa quanto o México prometeram retaliação comercial recíproca às medidas de Washington.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEstados Unidos (EUA)Donald TrumpJustin Trudeau

Mais de Mundo

Milei promete aplicar tarifas recíprocas defendidas por Trump na Argentina

Papa Francisco apresenta crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue

Nova Zelândia afirma que China realizou novo exercício com "fogo real" em águas próximas

Alemanha vai às urnas envolvida em pessimismo e em momento delicado com Trump e China