EUA e o Papa: Antes de ser eleito papa, o cardeal Prevost havia publicado nas redes sociais críticas a Vance e à política migratória de Trump (Divulgação Vatican News)
Agência de Notícias
Publicado em 19 de maio de 2025 às 11h34.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o papa Leão XIV para visitar a Casa Branca "assim que possível", segundo informou nesta segunda-feira a porta-voz da presidência, Karoline Leavitt.
O pontífice, primeiro de nacionalidade norte-americana na história, recebeu o convite por meio de uma carta entregue pelo vice-presidente, JD Vance, durante a missa de início de pontificado realizada no domingo no Vaticano.
“O vice-presidente entregou ao papa uma carta do presidente e da primeira-dama, expressando seus mais calorosos votos e o convidando à Casa Branca assim que possível”, disse Leavitt em coletiva de imprensa.
A última visita de um papa à residência presidencial ocorreu em setembro de 2015, quando Francisco foi recebido pelo então presidente Barack Obama.
O próprio Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio, ambos católicos, participaram da celebração dominical e mantiveram uma audiência privada com o novo papa.
Durante o encontro, os representantes norte-americanos discutiram negociações de paz em zonas de conflito. Vance presenteou o pontífice — nascido Robert Prevost em Chicago — com uma camiseta do Chicago Bears, time de futebol americano da cidade.
Antes de ser eleito papa, o cardeal Prevost havia publicado nas redes sociais críticas a Vance e à política migratória de Trump.
A nomeação de um papa dos EUA pode influenciar debates internos entre católicos norte-americanos, especialmente em um momento eleitoral nos EUA e de tensões migratórias.