Mundo

Trump diz que violência em Washington é pior do que em capitais como Brasília e Bogotá

Republicano baseou sua declaração em gráficos que mostram a taxa de homicídios para o ano de 2024

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 11 de agosto de 2025 às 13h58.

Última atualização em 11 de agosto de 2025 às 14h53.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a violência per capita em Washington é muito pior do que em outras capitais, como Brasília, Bogotá, Cidade do México e Bagdá.

"A taxa de homicídios em Washington hoje é maior do que em Bogotá, Cidade do México ou em alguns dos lugares considerados os piores do mundo. É muito maior", disse o mandatário americano em entrevista coletiva na Casa Branca, na qual anunciou que estava colocando a polícia da capital sob controle federal e ativando a Guarda Nacional.

O republicano baseou seus comentários em gráficos que mostram a taxa de homicídios para o ano de 2024, que mostram que Washington — com 27,54 a cada 100 mil habitantes — lidera o ranking e praticamente dobra os números da segunda pior cidade, Bogotá (15,1 por 100 mil), e está à frente de outras cidades como Cidade do México, Islamabad, Lima, Ottawa, Paris e Havana.

Segundo Trump, os números da capital americana também são o dobro do que foi registrado em Brasília, Bagdá, Cidade do Panamá e San José. Ele também reconheceu que outras cidades dos EUA "também têm problemas" desse tipo. Entre outras, Trump se referiu a Nova York, Los Angeles e Chicago.

O político nova-iorquino não mencionou nenhuma das cidades dos estados controlados pelos republicanos com taxas de homicídio mais altas, como Memphis, no estado do Tennessee; Nova Orleans, no estado da Louisiana; e St. Louis, no Missouri, que, de acordo com estudos, ultrapassou a capital dos EUA no ano passado.

Em Washington, os crimes violentos caíram 26% até agora neste ano; e os homicídios, 12%. No entanto, na proporção com a população da capital — que tem cerca de 700 mil habitantes — ainda é muito maior do que em outras capitais.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Violência urbanaWashington (DC)

Mais de Mundo

Governo Lula lamenta morte do senador colombiano Miguel Uribe e repudia violência política

Petro lamenta morte de Miguel Uribe após atentado: 'Uma derrota da Colômbia'

Trump mobiliza Guarda Nacional em Washington e compara capital dos EUA com zonas de guerra

Miguel Uribe, candidato assassinado na Colômbia, liderava pesquisas mesmo internado no hospital