O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado nesta sexta-feira, 11, por legisladores democratas de manipular os mercados com a trégua tarifária decretada esta semana para quase todos os países, exceto a China, o que causou um aumento nas cotações das ações.
O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, juntamente com a senadora Elizabeth Warren e outros membros de seu partido, pediram à Comissão de Valores Mobiliários da Câmara Alta que investigasse se o presidente e membros de sua comitiva lucraram com a reviravolta.
"Este é um ótimo momento para comprar!", postou o presidente em sua plataforma de mídia social própria, a Truth Social, na última quarta-feira, horas antes de anunciar a trégua em sua guerra comercial.
Além disso, em um vídeo postado por um de seus assistentes, Trump é visto conversando com um grupo de homens no Salão Oval e comemorando o fato de alguns deles terem ganhado dinheiro depois que o mercado de ações disparou.
"Hoje ele ganhou US$ 2,5 milhões e ele ganhou US$ 900 milhões. Nada mal", afirma Trump no vídeo, apontando para duas pessoas.
O senador democrata pela Califórnia, Adam Schiff, levantou em uma carta ao Escritório de Ética Governamental a possibilidade que o líder republicano possa ter usado essas informações privilegiadas antes de anunciar sua decisão.
"Quem sabia o que o presidente ia fazer? Será que pessoas próximas ao presidente negociavam ações sabendo da reviravolta incrível que o mercado estava prestes a tomar?" perguntou Schiff em um vídeo postado na rede social X.
De acordo com a revista “Time”, o senador democrata Rubén Gallego se juntou ao seu companheiro de partido para exigir, em uma carta à Casa Branca, que seja investigado se "Trump, sua família ou outros membros do governo participaram de operações com informações privilegiadas ou outras transações financeiras ilegais".
Por sua vez, a parlamentar democrata Alexandria Ocasio-Cortes pediu a todos os membros do Congresso que revelassem se haviam comprado ações nas horas que cercaram o anúncio do republicano.
O uso de informações privilegiadas sobre o qual os democratas falam envolve comprar ou vender ações com base em informações confidenciais e não públicas que podem ter um impacto direto sobre esses títulos.
Depois que Trump anunciou a suspensão das taxas adicionais - os 10% globais foram mantidos - por 90 dias, Wall Street reagiu com aumentos de entre 6% e 8% após a extrema volatilidade registrada nos últimos dias.
Minutos após o anúncio da medida na Truth Social, o índice tecnológico Nasdaq disparou 8,69%, o S&P, 7,10%, e o Dow Jones, 6,33%.
Analistas destacaram que esta é a maior alta em cerca de cinco anos, desde que o mercado de ações se recuperou após o colapso causado pela pandemia de covid-19, embora ainda não se saiba se esse otimismo continuará.
-
1/17
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)
(O presidente dos EUA, Joe Biden, e a primeira-dama Jill Biden posam ao lado do presidente eleito Donald Trump e Melania Trump ao chegarem à Casa Branca em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025, antes de partirem para o Capitólio dos EUA, onde Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA. (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP))
-
2/17
Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden
(Donald Trump chegando à Casa Branca recebido por Joe Biden)
-
3/17
Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump em cerimônia religiosa de posse)
-
4/17
Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse
(Donald Trump e Melania Trump cerimônia religiosa de posse)
-
5/17
O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington
(O presidente Joe Biden e sua vice Kamala Harris se preparam para cumprimentar o presidente eleito Donald Trump na Casa Branca em Washington)
-
6/17
Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento
(Donald Trump ao lado de sua esposa no seu juramento)
-
7/17
JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025. (Foto de Morry Gash / POOL / AFP)
(JD Vance é empossado como vice-presidente pelo juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh enquanto Usha Vance segura a Bíblia durante a 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
8/17
WASHINGTON, DC - 20 DE JANEIRO: (E-D) Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Chip Somodevilla/Getty Images)
(Priscilla Chan, Meta e CEO do Facebook Mark Zuckerberg, e Lauren Sánchez comparecem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Rotunda do Capitólio dos EUA em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC)
-
9/17
(E-D) O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025
(O CEO do Google, Sundar Pichai, fala com o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, quando eles chegam para a cerimônia de posse antes de Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos EUA na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, DC, em 20 de janeiro de 2025)
-
10/17
O top três, liderado por Elon Musk, continua a ser integrado por Mark Zuckerberg e Jeff Bezos.
(Convidados, incluindo Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, chegam antes da 60ª posse presidencial na Rotunda do Capitólio dos EUA em Washington, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025)
-
11/17
Donald Trump em seu discurso de posse
(Donald Trump em seu discurso de posse)
-
12/17
Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse
(Joe Biden aperta a mão de Donald Trump em sua posse)
-
13/17
Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse
(Congresso dos EUA, decorado para a cerimônia de posse)
-
14/17
Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse
(Congresso dos EUA, em Washington, que terá frio severo no dia da posse)
-
15/17
O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump
(O ex-presidente George W. Bush, a ex-primeira-dama Laura Bush e o ex-presidente Barack Obama chegam para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
16/17
George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump
(George W. Bush chega para a cerimônia de posse de Donald Trump)
-
17/17
Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito
(Donald Trump e Joe Biden no juramento de posse do presidente eleito)