Mundo

Trump está preparado para ação militar contra Turquia, diz Pompeo

Em entrevista, Secretário de Estado disse que o governo Trump "prefere a paz ", mas não teria problema em iniciar uma ação militar

Mike Pompeo e Donald Trump: secretário de Estado representa os interesses dos Estados Unidos internacionalmente (Leah Millis/Reuters)

Mike Pompeo e Donald Trump: secretário de Estado representa os interesses dos Estados Unidos internacionalmente (Leah Millis/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 21h19.

Última atualização em 21 de outubro de 2019 às 21h19.

São Paulo — O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que o presidente Donald Trump está "totalmente preparado" para uma ação militar contra a Turquia, caso seja necessário. O governo Trump tem sido duramente criticado pela retirada das tropas americanas da fronteira da Síria com a Turquia, permitindo um massacre de curdos, considerados uma milícia pelo governo turco.

Em entrevista à rede de televisão CNBC, Pompeo disse que o governo Trump "prefere a paz do que a guerra", mas não teria problema em iniciar uma ação militar, caso o governo turco não cumpra com acordo de cessar-fogo na região. Pompeo ponderou que, antes de qualquer ação militar, serão impostas as medidas diplomáticas e econômicas já apresentadas pelos EUA.

Mais cedo, também em entrevista à CNBC, Mike Pompeo falou sobre a relação comercial EUA-China, dizendo ser "completamente inapropriado" o governo chinês retaliar empresas americanas por comentários de funcionários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong. "Encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir a reciprocidade que o presidente Trump exigiu da China", disse o secretário de Estado americano.

Pompeo estava se referindo à polêmica em torno das declarações de um dirigente da NBA - a liga de basquete americana - em defesa de atos pró-democracia em Hong Kong. O governo chinês não transmitiu jogos da pré-temporada da NBA e cancelou a ida de alguns jogadores ao país, como forma de retaliação.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Turquia

Mais de Mundo

Dois funcionários da embaixada de Israel são mortos a tiros em Washington; veja vídeo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália