Mundo

Trump lamenta tragédia aérea na Índia e oferece ajuda imediata dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que deu às autoridades indianas algumas "indicações" sobre o que deviam investigar sobre queda do Boeing 787 da Air India

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 12 de junho de 2025 às 16h59.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou nesta quinta-feira o "horrível" acidente aéreo na Índia, quando um avião de passageiros com 242 pessoas a bordo caiu, e ofereceu às autoridades indianas apoio "imediato" para os esforços de resgate.

"O acidente aéreo foi terrível. Este é um grande país, um país forte, e tenho certeza de que eles podem lidar com isso, mas eu disse a eles que, independentemente do que possamos fazer, estaremos lá imediatamente", declarou em entrevista coletiva na Casa Branca.

Trump, que não especificou se conversou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que o acidente "é um dos piores da história da aviação" e que deu às autoridades indianas algumas "indicações" sobre o que elas devem investigar.

Anteriormente, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, se declarou "de coração partido" pelo acidente e disse que está rezando "por todos aqueles que perderam seus entes queridos".

"Estamos monitorando de perto os desdobramentos da situação e expressamos nosso apoio aos serviços de emergência que trabalham para ajudar os afetados", afirmou nas redes sociais.

O voo AI171 do Boeing 787 da Air India, que viajava de Ahmedabad (oeste da Índia) para o aeroporto de Gatwick, em Londres, caiu hoje, minutos após a decolagem, com 242 pessoas a bordo (230 passageiros e 12 tripulantes).

Embora os serviços de emergência tenham dito que havia pouca chance de encontrar sobreviventes, ao menos uma pessoa foi encontrada viva e está recebendo tratamento em um hospital.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Índia

Mais de Mundo

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca

África registra redução nos casos de mpox, mas detecta nova cepa na RD Congo