Mundo

Trump ligará para Putin e Zelensky na segunda-feira para negociar o fim da guerra

Trump detalhou que a ligação com Putin será na segunda-feira, às 10h

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 17 de maio de 2025 às 13h48.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que ligará na próxima segunda-feira para seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, e depois para seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para negociar o fim da guerra entre os dois países.

"Esperemos que seja um dia produtivo, que um cessar-fogo seja declarado e que termine esta guerra violenta, uma guerra que nunca deveria ter acontecido", declarou Trump em sua rede social própria, a Truth Social.

Trump detalhou que a ligação com Putin será na segunda-feira, às 10h, horário de Washington (11h de Brasília), e que os tópicos da conversa serão "interromper o banho de sangue" na Ucrânia e abordar questões comerciais.

O presidente falará mais tarde com Zelensky e "junto com ele, com vários líderes da Otan", mas não revelou com quem ou quando a conversa ocorreria.

Delegações da Ucrânia e da Rússia se reuniram na última sexta-feira em Istambul para suas primeiras conversas diretas em três anos, mas não houve progresso substancial para acabar com o conflito.

Os Estados Unidos, que estão mediando para acabar com a guerra, acreditam que a única maneira de resolver a situação é por meio de uma reunião entre Trump e Putin.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVladimir PutinVolodymyr-ZelenskyGuerras

Mais de Mundo

Chuvas na Argentina: Governo Milei mobiliza forças armadas e de segurança após inundações

Polônia elegerá presidente que abrirá caminho para Tusk ou complicará seu mandato

Após reunião com países europeus, Irã reafirma interesse em negociar programa nuclear com os EUA

SOS Méditerranée resgata mais de 270 migrantes na Tunísia