Mundo

Trump pensou em vender Porto Rico: podemos desinvestir esse ativo?

Sugestão foi feita após o furação Maria devastar a ilha caribenha, em 2017; presidente já fez diversas críticas a prefeita local no Twitter

Donald Trump: presidente dos EUA sugeriu vender ilha caribenha após furacão em 2017 (Andrew Harrer-Pool/Getty Images)

Donald Trump: presidente dos EUA sugeriu vender ilha caribenha após furacão em 2017 (Andrew Harrer-Pool/Getty Images)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 12 de julho de 2020 às 13h27.

O presidente norte-americano Donald Trump sugeriu vender Porto Rico depois que a ilha caribenha foi devastada pelo furacão Maria, em 2017. A informação foi revelada pela ex-secretária de segurança interna Elaine Duke, em entrevista ao jornal The New York Times.

Duke atuou na administração Trump por quase um ano. Na entrevista, fez diversas críticas ao presidente e disse que ficou chocada com afirmações feitas por Trump em uma reunião após o furação Maria ter devastado Porto Rico, em 2017. Na ocasião ele sugeriu “vender a ilha”.

"As ideias iniciais do presidente eram mais como as de empresário", disse. "Podemos terceirizar a eletricidade? Podemos vender a ilha? Você sabe, alienar esse ativo?", lembrou.

Na entrevista, ela diz que a ideia de vender Porto Rico nunca foi levada a sério. Mas Trump atacou Porto Rico diversas vezes pelo Twitter, desde que a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, criticou a demora na resposta do governo norte-americano ao furacão de 2017.

Em mensagens publicadas no ano passado, Trump chamou Cruz de “incompetente”, e disse que ele, Trump, era “a melhor coisa que já aconteceu a Porto Rico”.

Um fundo de auxílio de 17 bilhões de dólares aprovado após a passagem do furacão, em setembro de 2017, só foi lançado em janeiro do ano seguinte. Para os críticos, a demora se deu por razões políticas.

Acompanhe tudo sobre:Donald Trump

Mais de Mundo

'48 reais por dia': extorsão dispara no Peru e motiva onda de protestos

EUA coletarão biometria de estrangeiros na chegada e saída do país; veja regras

Lula diz que ligará novamente para Trump se as negociações não avançarem

Nova premiê do Japão quer 'zero residentes ilegais' com novo plano