Agência de Notícias
Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 06h55.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2025 às 06h57.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira, 24, que planeja se reunir com o governante ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Washington, nesta ou na próxima semana, para finalizar o acordo sobre a transferência de recursos naturais em troca de ajuda militar.
"Vou me encontrar com o presidente Zelensky. Na verdade, ele pode vir nesta semana ou na próxima para assinar o acordo, o que seria ótimo. Ficarei feliz em me reunir com ele. Nós nos encontraremos no Salão Oval. Estamos trabalhando no acordo agora", disse o republicano em uma breve aparição à imprensa ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron.
Trump acrescentou que o acordo está sendo trabalhado no momento e muito próximo de ser concluído.
"Será um acordo sobre terras raras e várias outras coisas. (Zelensky) gostaria de vir aqui, pelo que entendi, para assiná-lo. E isso seria ótimo para mim", disse ele no mesmo dia em que recebeu Macron para discutir esse conflito e outras questões econômicas e internacionais atuais.
De acordo com Trump, os Estados Unidos receberão seu dinheiro de volta "em um período de tempo", mas esse pacto também tem algo "muito benéfico" para a economia ucraniana, "para eles como país".
Perguntado se o acordo fornecerá uma garantia de segurança para a Ucrânia, o presidente dos EUA disse que "será a Europa que garantirá que nada aconteça": "Não acho que isso será um grande problema", opinou.
O líder francês observou que o objetivo comum de ambos é construir uma paz sólida e duradoura e disse estar ciente da necessidade de garantias para alcançar esse objetivo.
"Estou aqui como amigo, porque ao longo dos séculos temos sido amigos, e somos amigos, somos amigos pessoais. Trabalhamos muito bem juntos e acho que os Estados Unidos e a França estão sempre do mesmo lado, o lado certo, eu diria", analisou.