Mundo

Trump pressionou Austrália por ajuda em investigações sobre a Rússia

Presidente pediu ao premiê australiano que ajudasse em uma investigação do inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia, noticiou o NYT

Trump: pedido do presidente americano teria sido feito por telefone (Jabin Botsford/The Washington Post/Getty Images)

Trump: pedido do presidente americano teria sido feito por telefone (Jabin Botsford/The Washington Post/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2019 às 20h57.

O presidente Donald Trump pediu ao primeiro-ministro da Austrália numa recente ligação telefônica que ajudasse o secretário de Justiça dos EUA numa investigação do inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia, noticiou o New York Times nesta segunda-feira, citando duas autoridades norte-americanas com conhecimento do telefonema.

A Casa Branca restringiu acesso à transcrição do telefonema a um pequeno grupo de assessores presidenciais, disse uma das autoridades, segundo o Times. Foi uma decisão incomum, similar à maneira como foi tratada uma ligação de julho com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que está no centro de um processo de impeachment da Câmara dos Deputados contra Trump, disse o jornal.

Uma fonte citada pela Australian Broadcasting confirmou que o primeiro-ministro australiano teve um telefonema com Trump.

"O governo australiano sempre está pronto para ajudar e cooperar com os esforços que ajudem a esclarecer assuntos sob investigação", disse um porta-voz do governo federal, segundo a Australian Broadcasting.

"O primeiro-ministro confirmou esta disposição mais uma vez em conversa com o presidente", acrescentou o porta-voz, segundo a ABC. O porta-voz não disse quando ocorreu a ligação.

O gabinete do primeiro ministro australiano não estava disponível imediatamente para comentar.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaEstados Unidos (EUA)Donald TrumpRússia

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia