Mundo

Trump reage a diagnóstico de câncer agressivo de Biden e diz estar triste

O presidente americano manifestou nas redes sociais que deseja uma “recuperação rápida” ao antecessor democrata, diagnosticado com tumor avançado na próstata e metástase nos ossos

A mensagem em tom conciliador é considerada incomum para o republicano, visto os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva (Alex Wong/AFP)

A mensagem em tom conciliador é considerada incomum para o republicano, visto os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva (Alex Wong/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 18 de maio de 2025 às 19h53.

Última atualização em 18 de maio de 2025 às 20h05.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou estar “entristecido” com o diagnóstico de câncer agressivo de seu antecessor, Joe Biden, confirmado neste domingo, 18, pelo seu escritório pessoal.

A mensagem foi publicada nas redes sociais, em um tom conciliador considerado incomum para o republicano, considerando os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva.

“Melania e eu estamos entristecidos ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos a Jill e à família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação”, escreveu Trump.

Biden, de 82 anos, está com um câncer de próstata agressivo que já se espalhou para os ossos. O tumor foi identificado após o democrata apresentar sintomas urinários, e exames apontaram um nódulo que exigia avaliação adicional.

Segundo seu porta-voz, a doença foi classificada com pontuação de Gleason 9 — o grau máximo de gravidade — e é considerada sensível a hormônios, o que permite um controle mais eficaz da progressão.

A metástase indica que células cancerígenas se espalharam do tumor original para outros órgãos, o que torna o combate mais difícil e reduz as chances de cura, mas não inviabiliza um tratamento com qualidade de vida.

Agora, o ex-presidente e sua família estão avaliando as alternativas de tratamento junto aos seus médicos. As opções incluem desde terapias hormonais, quimioterapia, radioterapia e até intervenções mais agressivas -- como cirurgia.

A notícia chega quase uma década após Biden ter perdido seu filho mais velho, Beau, para um tumor cerebral. 

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens, e cerca de 75% dos casos surgem após os 65 anos, conforme o Ministério da Saúde do Brasil.

"Joe é um lutador", diz Kamala Harris

Kamala Harris, vice-presidente durante a gestão Biden e candidata democrata nas eleições americanas que levaram à vitória de Trump, também manifestou tristeza com a notícia. Em reação ao diagnóstico, ela afirmou em publicação no X (antigo Twitter) que Biden “é um lutador” e enfrentará a doença com resiliência.

"Joe é um lutador. Sei que enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre marcaram sua vida e sua liderança. Esperamos que ele se recupere em breve e completamente", escreveu. 

Com o afastamento de Biden da campanha, Harris tornou-se oficialmente o nome do Partido Democrata na disputa presidencial de novembro em que Trump foi eleito.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeJoe BidenDonald Trump

Mais de Mundo

Kamala Harris diz que Biden enfrentará câncer com "força e resiliência"

Diagnósticado com câncer agressivo, Biden perdeu um filho em 2015 devido à doença

Candidato pró-europeu vence 1º turno das eleições presidenciais na Polônia com leve vantagem

Candidato pró-Europa chega à Presidência da Romênia, aponta boca de urna