Mundo

Trump reage a diagnóstico de câncer agressivo de Biden e diz estar triste

O presidente americano manifestou nas redes sociais que deseja uma “recuperação rápida” ao antecessor democrata, diagnosticado com tumor avançado na próstata e metástase nos ossos

A mensagem em tom conciliador é considerada incomum para o republicano, visto os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva (Alex Wong/AFP)

A mensagem em tom conciliador é considerada incomum para o republicano, visto os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva (Alex Wong/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 18 de maio de 2025 às 19h53.

Última atualização em 18 de maio de 2025 às 20h05.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou estar “entristecido” com o diagnóstico de câncer agressivo de seu antecessor, Joe Biden, confirmado neste domingo, 18, pelo seu escritório pessoal.

A mensagem foi publicada nas redes sociais, em um tom conciliador considerado incomum para o republicano, considerando os frequentes ataques nos últimos anos e criticas à Biden por sua idade e capacidade cognitiva.

“Melania e eu estamos entristecidos ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos a Jill e à família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação”, escreveu Trump.

Biden, de 82 anos, está com um câncer de próstata agressivo que já se espalhou para os ossos. O tumor foi identificado após o democrata apresentar sintomas urinários, e exames apontaram um nódulo que exigia avaliação adicional.

Segundo seu porta-voz, a doença foi classificada com pontuação de Gleason 9 — o grau máximo de gravidade — e é considerada sensível a hormônios, o que permite um controle mais eficaz da progressão.

A metástase indica que células cancerígenas se espalharam do tumor original para outros órgãos, o que torna o combate mais difícil e reduz as chances de cura, mas não inviabiliza um tratamento com qualidade de vida.

Agora, o ex-presidente e sua família estão avaliando as alternativas de tratamento junto aos seus médicos. As opções incluem desde terapias hormonais, quimioterapia, radioterapia e até intervenções mais agressivas -- como cirurgia.

A notícia chega quase uma década após Biden ter perdido seu filho mais velho, Beau, para um tumor cerebral. 

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre homens, e cerca de 75% dos casos surgem após os 65 anos, conforme o Ministério da Saúde do Brasil.

"Joe é um lutador", diz Kamala Harris

Kamala Harris, vice-presidente durante a gestão Biden e candidata democrata nas eleições americanas que levaram à vitória de Trump, também manifestou tristeza com a notícia. Em reação ao diagnóstico, ela afirmou em publicação no X (antigo Twitter) que Biden “é um lutador” e enfrentará a doença com resiliência.

"Joe é um lutador. Sei que enfrentará esse desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre marcaram sua vida e sua liderança. Esperamos que ele se recupere em breve e completamente", escreveu. 

Com o afastamento de Biden da campanha, Harris tornou-se oficialmente o nome do Partido Democrata na disputa presidencial de novembro em que Trump foi eleito.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeJoe BidenDonald Trump

Mais de Mundo

Netanyahu diz ter recomendado Trump para Nobel da Paz durante encontro na Casa Branca

Declaração de Trump em defesa de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

O que o Brics fez para voltar ao alvo da metralhadora tarifária de Trump? Entenda

Presidente do Irã afirma que Israel tentou matá-lo e que não exclui retomada de negociação com EUA