Mundo

TSE suspende sete minutos e meio de inserções de propaganda do PT em 2011

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (24) cassar sete minutos e meio de inserções de propaganda do PT na TV, no primeiro semestre de 2011. A penalidade é resultado do julgamento de duas representações ajuizadas pelo PSDB pelo desvirtuamento da finalidade de propaganda partidária exibidas pelo PT nos dias 6 e 8 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (24) cassar sete minutos e meio de inserções de propaganda do PT na TV, no primeiro semestre de 2011. A penalidade é resultado do julgamento de duas representações ajuizadas pelo PSDB pelo desvirtuamento da finalidade de propaganda partidária exibidas pelo PT nos dias 6 e 8 de maio.

O tribunal também decidiu encaminhar cópias do processo ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o órgão apure se houve crime de desobediência à ordem da Justiça Eleitoral. O PT teria contrariado a decisão do ministro Aldir Passarinho Junior ao exibir, no dia 8 de maio, trechos da mesma propaganda exibida no dia 6, que já havia sido suspensa por Passarinho na noite do dia 7.

O plenário votou, nos dois casos, por unanimidade. A decisão sobre a primeira representação suspendeu cinco minutos de inserções em 2011, pois multiplicou por cinco o tempo da soma de duas propagandas de 30 segundos que foram ao ar no dia 6. Na segunda ação, o tempo cassado foi de dois minutos e meio pela inserção de 30 segundos veiculada no dia 8.
 
No entendimento dos ministros, a dificuldade de produzir outra propaganda devido ao pouco tempo disponível entre a suspensão das primeiras propagandas e a veiculação de novas inserções no dia 8 não pode ser usada como desculpa para desobedecer a Lei Eleitoral. "A decisão deixava claro que era nada ou outra propaganda. Põe qualquer outra coisa, a bandeira do partido tremulando ao vento", disse Passarinho. A pena para quem viola decisão judicial é de três meses a um ano de prisão.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Partidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Groenlândia confirma conexão entre queda de telecomunicações e apagão

'Sejam pacientes', diz Trump ao culpar Biden por queda do PIB dos EUA

Importações para antecipar tarifas de Trump derrubaram PIB dos EUA no 1º trimestre

Conclave mais longo da história durou quase três anos; entenda