Mundo

Tufão Kajiki atinge Vietnã, causa ao menos uma morte e deixa mais de meio milhão desalojados

Oito pessoas ficam feridas e 16 mil militares são deslocados para a região; ventos chegam a até 133 km/h

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 17h22.

Última atualização em 25 de agosto de 2025 às 18h09.

O tufão Kajiki atingiu a costa do Vietnã, nesta segunda-feira, com ventos de 118 a 133 km/h que deixaram pelo menos uma pessoa morta, oito feridos e forçaram milhares a deixarem suas casas. Os voos em dois aeroportos da região central do país e alguns serviços de trem foram suspensos. Quase 44 mil pessoas já foram retiradas da região, segundo a agência de notícias AFP.

Antes da chegada do fenômeno, que passou pela costa sul da China, cerca de 600 mil pessoas receberam ordens para deixar suas casas no Vietnã, informou a BBC. Além disso, o governo mobilizou 16 mil militares, todas as embarcações pesqueiras na trajetória do tufão receberam a ordem de regressar ao porto e 400 comunas em seis províncias foram colocadas em alerta.

A cidade costeira de Vinh ficou alagada já nas primeiras horas desta segunda-feira, com ruas quase desertas e a maioria dos comércios e restaurantes fechados. Moradores e comerciantes tentaram proteger os acessos às suas propriedades com sacos de areia.

— Nunca ouvi falar de um tufão dessa magnitude chegando à nossa cidade — disse Le Manh Tung, de 66 anos, à AFP, abrigado em um ginásio esportivo. — Estou um pouco assustado, mas temos de aceitar porque é a natureza: não podemos fazer nada.

Os telhados de mais de 600 residências foram arrancados com a tempestade, noticiaram as autoridades locais. O governo vietnamita acredita que esse tufão pode ser tão poderoso quanto o Yagi, a tempestade mais poderosa em 30 anos, que matou 300 pessoas quando atingiu o país no ano passado.

O Ministério da Agricultura e Meio Ambiente do Vietnã classificou a situação como “extremamente perigosa e insegura” para veículos, barcos de pesca, embarcações turísticas e instalações de aquicultura. Chuvas torrenciais são esperadas nas províncias de Ha Tinh e Nghe An entre segunda e terça-feira

Quinto tufão a atingir o país

Kajiki, o quinto tufão a atingir o Vietnã este ano, agitou o Golfo de Tonkin com ondas de 9,5 metros antes de atingir o solo vietnamita. Moradores de cinco províncias costeiras foram levados para abrigos temporários em escolas e edifícios públicos, informaram as autoridades.

Mais de 100 pessoas morreram ou estão desaparecidas nos primeiros sete meses do ano por desastres naturais no Vietnã, segundo o governo. As perdas econômicas causadas por esses fenômenos são estimadas em mais de US$ 21 milhões (mais de R$ 113 milhões).

Cientistas afirmam que as mudanças climáticas causadas pela ação humana tornam os fenômenos climáticos mais intensos e imprevisíveis, o que faz com que inundações e tempestades sejam mais destrutivas, especialmente nos trópicos.

Como diferenciar furacões, ciclones e tufões?

Apesar dos nomes diferentes, furacões, ciclones e tufões são o mesmo fenômeno meteorológico: tempestades tropicais de grande intensidade, capazes de gerar ventos violentos, chuvas torrenciais e destruição em áreas costeiras. A variação na nomenclatura está relacionada apenas à região onde essas formações se desenvolvem, e não às suas características.

No Atlântico Norte e no nordeste do Pacífico, que atingem áreas como o Caribe e a costa leste dos Estados Unidos, esses sistemas recebem o nome de furacões. Já no Oceano Índico e no Pacífico Sul, que afetam países como Índia, Bangladesh, Moçambique e Austrália, eles passam a ser chamados de ciclones. Em todos os casos, a intensidade pode variar de forma rápida, exigindo monitoramento constante.

No noroeste do Oceano Pacífico, onde estão países como Japão, Filipinas, China e Vietnã, o termo utilizado é tufão. Essa região concentra alguns dos eventos mais devastadores registrados nas últimas décadas. Independentemente do nome, trata-se de um mesmo sistema climático, que representa ameaça significativa para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Acompanhe tudo sobre:TufõesMudanças climáticasVietnã

Mais de Mundo

Últimos acontecimentos no cessar-fogo em Gaza: Hamas diz que libertará reféns

Nenhuma autoridade israelense comparecerá à cúpula de paz para Gaza no Egito

Ministro da Defesa israelense ordena que militares destruam os túneis do Hamas em Gaza

Trump discursará no Parlamento israelense durante visita por acordo de paz para Gaza