Mundo

Túmulo de Papa Francisco ficará aberto para visitação a partir de domingo, diz Vaticano

Visitação será realizada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a cerimônia de sepultamento marcada para este sábado 

Papa Francisco: Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservad (Sajjad Hussain/AFP)

Papa Francisco: Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservad (Sajjad Hussain/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de abril de 2025 às 15h14.

O Vaticano anunciou que o túmulo do Papa Francisco ficará permanentemente aberto para visitação a partir deste domingo, 27. Francisco será sepultado no sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em uma cerimônia que reunirá centenas de líderes mundiais. Após o enterro, o local passará a receber peregrinos e fiéis de forma constante.

O número de visitantes ao velório do Papa Francisco já superou 61 mil pessoas até esta quinta-feira (24), conforme o serviço de imprensa do Vaticano. Desde a abertura da capela-ardente na manhã de quarta-feira (23), milhares de pessoas têm aguardado em longas filas para prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório será encerrado nesta sexta-feira (25), e o sepultamento está agendado para sábado (26), às 5h no horário local.

Segundo o Vaticano, até as 11h de quinta-feira, 48.600 fiéis já haviam passado pela Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco, cujas cerimônias se encerram na noite de sexta-feira. Durante o primeiro dia de velório, o fechamento da basílica precisou ser adiado devido à grande quantidade de pessoas na fila. A previsão inicial de fechamento às 18h foi estendida para quase duas horas, com o fechamento oficial ocorrendo por volta das 20h50, horário de Brasília.

Basílica de Santa Maria Maggiore será local de sepultamento

O Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservado. Após o enterro, o túmulo será acessível ao público de forma permanente, permitindo que os fiéis possam visitar o local a qualquer momento.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Chile negocia com os EUA: ministro da Fazenda diz estar otimista, mas cauteloso

Quais eram os cinco livros favoritos do Papa Francisco

'Carta ao mundo': sobrinho do Papa Francisco faz um pedido àqueles que desejam honrar sua memória

Sabre de Napoleão será leiloado em Paris