Mundo

Turquia critica aliança dos EUA com os curdos sírios

Há vários meses, o apoio militar dos Estados Unidos ao PYD e às YPG, que lutam contra o EI, provoca tensões entre Washington e Ancara


	Combatentes curdos: "Como nunca os reconheceram (como grupos terroristas), a região se transformou em uma poça de sangue"
 (AFP)

Combatentes curdos: "Como nunca os reconheceram (como grupos terroristas), a região se transformou em uma poça de sangue" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 10h45.

O presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan denunciou nesta quarta-feira o apoio militar dos Estados Unidos aos curdos da Síria, que considera "terroristas", e afirmou que a política de Washington transformou a região em uma "poça de sangue".

"Como nunca os reconheceram (como grupos terroristas), a região se transformou em uma poça de sangue", disse Erdogan a respeito dos americanos em um discurso em Ancara.

"Oh, Estados Unidos! Não podem nos obrigar a reconhecer o PYD (Partido da União Democrática) ou as YPG (Unidades de Proteção do Povo, a milícia do PYD). Nós os conhecemos muito bem, tanto como conhecemos o Daesh (grupo jihadista Estado Islâmico)", completou o chefe de Estado turco.

Há vários meses, o apoio militar dos Estados Unidos ao PYD e às YPG, que lutam contra o EI, provoca tensões entre Washington e Ancara.

A Turquia considera os dois movimentos organizações "terroristas", vinculadas estreitamente aos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que executa uma luta armada em território turco desde 1984.

O ministério turco das Relações Exteriores convocou na terça-feira o embaixador americano em Ancara para expressar o "mal-estar" com as declarações de um porta-voz do Departamento de Estado, que afirmou que o PYD não é um movimento "terrorista".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosTurquia

Mais de Mundo

Presidente do México tem 81% de aprovação após 7 meses no cargo, aponta pesquisa

Milei tenta aprovar redução da maioridade penal para 14 anos na Argentina

Ministro da Defesa faz campanha por orçamento obrigatório para Forças Armadas nos moldes da OTAN

O que é o branqueamento de corais e por que ele impacta o planeta?