Mundo

Turquia e Irã prometem cooperar para solucionar conflitos

"Ambos desejamos acabar com o sofrimento na região. Estamos determinados a conseguir isso", declarou o presidente turco, em encontro com o líder iraniano


	Presidente turco, Abdullah Gül (d), e o colega iraniano, Hassan Rouhani, no palácio presidencial de Ancara
 (AFP)

Presidente turco, Abdullah Gül (d), e o colega iraniano, Hassan Rouhani, no palácio presidencial de Ancara (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 15h40.

O presidente turco, Abdullah Gül, e seu colega iraniano, Hasan Rouhani, comprometeram-se nesta segunda-feira a cooperar para acabar com os conflitos no Oriente Médio, em especial na Síria, onde mantêm posturas divergentes.

"Ambos desejamos acabar com o sofrimento na região. Estamos determinados a conseguir isso", declarou Gül durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega iraniano.

"Irã e Turquia, os dois países mais importantes da região, estão determinados a combater o extremismo e o terrorismo", acrescentou Rouhani de visita à Turquia nesta segunda-feira.

"A instabilidade que existe na região não ajuda ninguém, nem a região nem o mundo", acrescentou o chefe de Estado iraniano.

Ao evocar mais precisamente a situação na Síria e no Egito, Rohani considerou "importante que estes dois países possam se beneficiar a estabilidade e da segurança, que o voto de seus habitantes seja respeitado e que se ponha fim à guerra e à matança entre irmãos".

Ancara e Teerã apoiam grupos diferentes na guerra na Síria. O Irã apoia o regime sírio, enquanto a Turquia apoia a rebelião.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaIrã - PaísOriente MédioSíriaTurquia

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses