Mundo

Turquia estima que 24 mil estrangeiros combatem com o EI

A maioria desses combatentes estrangeiros provêm de países europeus, mas entre eles também há entre mil e 1,3 mil cidadãos turcos


	O Estado Islâmico (EI) controla amplas faixas de território na Síria e no Iraque: no total, o EI dispõe de entre 40 mil e 70 mil militantes
 (AFP)

O Estado Islâmico (EI) controla amplas faixas de território na Síria e no Iraque: no total, o EI dispõe de entre 40 mil e 70 mil militantes (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2015 às 12h06.

Istambul - Cerca de 24 mil jihadistas estrangeiros combatem nas fileiras do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria e Iraque, segundo uma estimativa dos serviços secretos turcos publicada nesta quinta-feira pelo jornal Hürriyet.

No total, o EI dispõe de entre 40 mil e 70 mil militantes, dos quais 24 mil não são nem sírios e nem iraquianos, de acordo com um relatório que o vice-diretor dos serviços secretos turcos, Muhammed Dervisoglu, entregou ontem ao conselho de ministros, assegura o jornal.

A maioria desses combatentes estrangeiros provêm de países europeus, mas entre eles também há entre mil e 1,3 mil cidadãos turcos, incluídos aqueles que morreram em combate ou retornaram à Turquia.

Atualmente, cerca de 800 turcos estão combatendo nas fileiras do EI ou na Frente al Nusra, segundo disseram à Agência Efe em junho fontes do governo.

O total de combatentes estrangeiros detidos na Turquia e expulsos chegam a 1,6 mil, provenientes de 83 países.

Se em 2014 foram expulsos 520 suspeitos, na primeira metade de 2015 já foram 570.

Além disso, a Turquia maneja uma lista de aproximadamente 16 mil pessoas de 108 nacionalidades, composta graças à colaboração com os serviços secretos de vários países europeus.

Aproximadamente a metade das pessoas desta lista provêm da África do Norte e do Oriente Médio, enquanto 23% são oriundos da América do Norte e Europa Ocidental e outros 23% provêm da Europa oriental e Ásia.

Hoje, as Forças Armadas turcas detiveram na fronteira síria a quatro supostos membros do EI que tentavam entrar na Turquia junto a quatro crianças, segundo um comunicado do Estado-Maior, citado pela agência "Anadolu".

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoÁsiaEuropaEstado IslâmicoTurquia

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza