Mundo

Turquia negocia com Hamas para acolher 40 palestinos libertados por Israel

As negociações foram lideradas pelos serviços secretos turcos e pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda não foram finalizadas

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia (Burak Kara/Getty Images)

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia (Burak Kara/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 06h10.

Istambul - A Turquia negocia com o Hamas para acolher cerca de 40 dos presos palestinos que serão libertados a partir desta terça-feira por Israel na troca pelo soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado em 2006 por este grupo islamita que controla a Faixa de Gaza.

As negociações foram lideradas pelos serviços secretos turcos e pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda não foram finalizadas, pelo que existe 'uma pequena possibilidade' de que nenhum preso palestino seja amparado pela Turquia, segundo uma fonte diplomática turca citada pelo rotativo Hürriyet Daily News.

A imprensa local indica que, uma vez que o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tenha dado seu sinal verde, os presos palestinos poderiam começar a chegar em poucos dias.

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia, que, de acordo com o diário 'HaberTürk', equivaleria ao número de anos que restaria para completar suas penas em Israel, o que representa um problema para aqueles que acumulam várias cadeias perpétuas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaIsraelPalestinaTurquia

Mais de Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

Guerra da Ucrânia está ficando 'sem explicação', diz Lula após funeral do papa

Lula diz torcer por próximo papa com 'mesmo coração' de Francisco

Hamas diz estar pronto para acordo com Israel e trégua de 5 anos, segundo agência