Mundo

Ucrânia exige de aéreas permissão para sobrevoar território

País exigiu que as companhias aéreas russas Aeroflot e Transaero obtenham permissão para cada voo que fizerem sobre seu território

Separatistas montam uma barreira de concreto em Donetsk (Alexander Khudoteply/AFP)

Separatistas montam uma barreira de concreto em Donetsk (Alexander Khudoteply/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 17h31.

Kiev - A Ucrânia exigiu que as companhias aéreas russas Aeroflot e Transaero obtenham permissão para cada voo que fizerem sobre seu território, porque estas empresas cruzam o espaço aéreo da Crimeia, região ucraniana anexada pela Rússia em março, que Kiev considera fechado.

A Administração Estatal de Aviação da Ucrânia (SAA, na sigla em inglês) disse que a exigência de que as duas companhias russas obtenham permissão para cruzar o espaço aéreo ucraniano irá melhorar a segurança da aviação.

“Estas medidas irão ajudar a manter um nível de segurança de voo adequado ao padronizar os procedimentos de tráfego sobre a Ucrânia das companhias aéreas, que ignoram as regras de aviação do espaço aéreo fechado sobre a Crimeia”, informou a entidade em um comunicado.

As empresas cruzam o território ucraniano quando voam para Bulgária, Israel, Turquia, Egito e Grécia.

A SAA não disse se os voos da Aeroflot e Transaero a cidades ucranianas serão afetados.

Na semana passada, o primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, afirmou que as sanções contra a Rússia, que foram apoiadas pelo parlamento nesta quinta-feira, podem permitir à Ucrânia impor “uma proibição parcial ou total no tráfego” de recursos da Rússia e no trânsito aéreo e terrestre pelo território ucraniano.

Do lado russo, o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, disse também na semana passada que Moscou decidiu banir voos das companhias aéreas ucranianas e que cogita proibir ainda aéreas europeias e norte-americanas em retaliação às sanções.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteÁsiaEuropaGuerrasAviaçãoRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Arquiteto do Acordo de Paris diz que governo Trump é conjuntural, mas 'deixará dano'

Irã afirma que 'caminho das negociações' com EUA não está fechado

Tesouro da Argentina decide intervir no mercado de câmbio após novo recorde do dólar

Trump ameaça enviar tropas federais para Chicago diante da violência crescente