Mundo

Ucrânia processa Polônia, Eslováquia e Hungria por proibição sobre grãos do país

Segundo Svyrydenko, a proibição sobre os produtos agrícolas da Ucrânia já causa perdas "significativas" aos exportadores

 (Stock/Getty Images)

(Stock/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 10h32.

A ministra da Economia e vice-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, anunciou que o país entrou com ações judiciais contra Polônia, Eslováquia e Hungria na Organização Mundial do Comércio (OMC) pela proibição de importação de grãos ucranianos.

As restrições unilaterais vão contra a decisão da União Europeia (UE) que, na sexta-feira, 15, rejeitou estender a proibição sobre os produtos ucranianos que vigorava desde maio nos três países, além de Bulgária e Romênia.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Perdas

Segundo Svyrydenko, a proibição sobre os produtos agrícolas da Ucrânia já causa perdas "significativas" aos exportadores, que enfrentam paralisações, custos adicionais e impossibilidade de cumprir acordos de comércio exterior.

Para o país, manter as restrições unilateralmente é "uma violação das obrigações internacionais desses três países da União Europeia", disse a nota.

Além disso, "todos os países membros do bloco devem coordenar e harmonizar sua política comercial, pois esta é de competência exclusiva da UE", acrescentou.

Apesar da medida na OMC, a ministra afirmou que espera que os países retirem as restrições para que a questão não se estenda nos tribunais.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaGrãosPolôniaEslováquia

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda