Mundo

Ucrânia protesta contra visita do premiê russo à Crimeia

"Em nota à Rússia, Ministério das Relações Exteriores expressou seu protesto", diz Yevgueni Perebiynis, porta-voz da Chancelaria, em entrevista coletiva em Kiev


	Aeroporto na Ucrânia: "a presença de um representante de um Estado estrangeiro no território da Ucrânia sem o consentimento da parte ucraniana é uma violação das regras", diz porta-voz
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Aeroporto na Ucrânia: "a presença de um representante de um Estado estrangeiro no território da Ucrânia sem o consentimento da parte ucraniana é uma violação das regras", diz porta-voz (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2014 às 11h41.

Kiev - O governo ucraniano manifestou nesta segunda-feira seu protesto pela visita que o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, está fazendo à península da Crimeia à frente de uma ampla delegação de seu Executivo.

"O chefe do governo da Federação Russa, Dmitri Medvedev, chegou ao território da Ucrânia - na República Autônoma da Crimeia - em 31 de março. Em uma nota à Rússia, o Ministério das Relações Exteriores expressou seu protesto categórico", disse Yevgueni Perebiynis, porta-voz da Chancelaria, em entrevista coletiva em Kiev.

Perebiynis afirmou ainda que "a presença de um representante de um Estado estrangeiro no território da Ucrânia sem o consentimento da parte ucraniana é uma violação das regras que marcam as relações internacionais".

A península da Crimeia foi anexada pela Rússia em 21 de março, cinco dias depois que seus habitantes se expressaram massivamente a favor dessa opção em um referendo considerado ilegal por Kiev e pela comunidade internacional.

Em sua chegada hoje à Crimeia, Medvedev presidiu uma reunião de seu gabinete dedicada a analisar o desenvolvimento socioeconômico da região e do porto de Sebastopol, duas novas entidades da Federação Russa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaUcrâniaCrimeia

Mais de Mundo

Mais comércio e diplomacia: os planos do novo embaixador da Noruega no Brasil

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden