Mundo

UE acerta criação de fundo de ajuda permanente para Eurozona

O fundo de resgate será destinado aos países-membros em apuros financeiros

A novidade passa a vigorar em 2013, quando o fundo possuirá capacidade de empréstimos de 500 bilhões de euros (Thomas Coex/AFP)

A novidade passa a vigorar em 2013, quando o fundo possuirá capacidade de empréstimos de 500 bilhões de euros (Thomas Coex/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2011 às 10h47.

Luxemburgo - A Europa acertou nesta segunda-feira a criação do fundo de resgate permanente para os países em apuros financeiros na Zona Euro, anunciou o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker.

Reunidos em Luxemburgo, os ministros das Finanças da União Europeia (UE) aprovaram a modificação do Tratado de Lisboa necessária para criar este fundo a partir de 2013 e que estará dotado de uma capacidade de empréstimos de 500 bilhões de euros.

O mecanismo é uma espécie de fundo monetário europeu, destinado a substituir o ativado em 2010 por um período de 3 anos e que já foi utilizado para resgatar a Irlanda e Portugal.

Os ministros das Finanças também acertaram manter uma reunião extraordinária em 3 de julho para tentar fechar o novo plano de ajuda à Grécia, indicou Juncker.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro