Mundo

UE cita divergências com Reino Unido após 9ª rodada de negociações

Negociador da UE para o Brexit afirmou que não houve avanço nas negociações de temas importantes, como proteção de dados privados e compromissos climáticos

Brexit: desembarque da União Europeia paralisa Reino Unido desde 2016 (Henry Nicholls/Reuters)

Brexit: desembarque da União Europeia paralisa Reino Unido desde 2016 (Henry Nicholls/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 14h04.

Principal negociador da União Europeia para o Brexit, como é conhecido o processo de saída do Reino Unido do bloco, Michael Barnier afirmou nesta sexta-feira que "sérias divergências" persistem nas negociações por um acordo comercial entre as duas partes.

Em comunicado após a nona rodada de discussões, Barnier disse que não houve progressos em temas importantes, como proteção de dados privados e compromissos climáticos. Por outro lado, ele destacou "desdobramentos positivos" nas áreas da aviação, coordenação de segurança social e respeito a direitos e liberdades individuais.

O representante da UE enfatizou que qualquer acordo com os britânicos terá que seguir alguns requisitos, entre eles garantias sólidas de competição e estrutura de governança eficiente. "Isto é naturalmente ainda mais importante após a introdução pelo governo do Reino Unido da 'Lei do Mercado Interno', que viola as suas obrigações com o Acordo de Retirada e do Protocolo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte", destacou.

Barnier acrescentou que a UE exige um entendimento "estável, sustentável e de longo prazo" na área da pesca. "Continuaremos mantendo uma atitude serena e respeitosa, e permaneceremos unidos e determinados até o final dessas negociações", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoBrexitUnião Europeia

Mais de Mundo

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra

Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições legislativas com impacto nacional

Milhares de fiéis celebram a canonização do primeiro santo millennial no Vaticano