Mundo

UE diz que nem reconhece nem reconhecerá anexação da Crimeia

A União Europeia disse em comunicado que não reconhece nem reconhecerá a anexação feita por Moscou da península ucraniana da Crimeia


	O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: Rússia anexou hoje a Crimeia como república federativa
 (Liam McBurney/AFP)

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: Rússia anexou hoje a Crimeia como república federativa (Liam McBurney/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 14h06.

Bruxelas - A União Europeia (UE) disse nesta terça-feira ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que não "reconhece nem reconhecerá" a anexação feita por Moscou da península ucraniana da Crimeia como uma república federativa.

"A União Europeia não reconhece nem reconhecerá a anexação da Crimeia e Sebastopol à Federação Russa", afirmaram em um comunicado conjunto os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

"A soberania, a integridade territorial e a independência da Ucrânia tem que ser respeitada", acrescentou a nota.

A Rússia anexou hoje a Crimeia como república federativa de forma extraordinariamente rápida, já que apenas transcorreram 48 horas desde que no domingo a população da região autônoma ucraniana votou a favor desta opção em um referendo.

Barroso e Van Rompuy reiteraram mais uma vez a Moscou que a UE "também não reconhece o referendo ilegal e ilegítimo na Crimeia nem seus resultados".

Os chefes de Estado e do governo da UE abordarão "a situação na Ucrânia e a resposta unida europeia" na cúpula que será realizada nos dias 20 e 21 de março.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrimeiaEuropaRússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

Guerra da Ucrânia está ficando 'sem explicação', diz Lula após funeral do papa

Lula diz torcer por próximo papa com 'mesmo coração' de Francisco

Hamas diz estar pronto para acordo com Israel e trégua de 5 anos, segundo agência