Mundo

UE reagirá 'com firmeza e rapidez' se EUA impuser tarifas sobre importações do bloco

Comissário europeu de Comércio, Maros Sefovic, disse que a União Europeia não vê "nenhuma justificativa para aumentos tarifários repentinos por parte do governo americano

Comissário da UE, Maros Sefcovic, alerta sobre retaliação caso EUA imponham tarifas unilaterais (AFP)

Comissário da UE, Maros Sefcovic, alerta sobre retaliação caso EUA imponham tarifas unilaterais (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 18h42.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

A União Europeia reagirá "com firmeza e rapidez" para proteger seus interesses se Washington impuser tarifas sobre as importações provenientes do bloco, disse nesta quarta-feira o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, rejeitando a afirmação do presidente Donald Trump de que a relação comercial entre ambos os mercados é injusta.

"É a definição mesma de uma parceria onde todos se beneficiam, e não há nada de injusto", afirmou ele durante um evento no American Enterprise Institute, em Washington.

Sefcovic disse que a UE não vê "nenhuma justificativa para aumentos tarifários repentinos e unilaterais" por parte dos Estados Unidos, e acrescentou que as empresas dependem da estabilidade econômica e da previsibilidade de ambas as partes.

Se os Estados Unidos impuserem tarifas sobre os produtos da UE, isso criaria "barreiras desnecessárias" às exportações, às empresas agrícolas e aos trabalhadores de ambos os lados do Atlântico, afirmou o comissário.

"Para proteger os interesses europeus, não teremos outra opção a não ser responder com firmeza e rapidez", disse Sefcovic, antes de se reunir com os pares americanos. Mas enfatizou que o bloco fará tudo o possível para evitar esse resultado.

Ameaças de tarifas recíprocas e medidas de Trump

A visita do comissário europeu ocorre depois que Trump ameaçou impor "tarifas recíprocas" aos parceiros comerciais e qualificou de "absolutamente brutal" a política comercial da UE em relação aos Estados Unidos.

Na região, o líder republicano decidiu impor ao Canadá e México tarifas aduaneiras de 25% sobre todos os seus produtos, antes de suspender a medida por um mês para realizar negociações entre os três parceiros.

Também aumentou em 10% as tarifas sobre a China e anunciou tarifas aduaneiras de 25% sobre o aço e o alumínio, sem exceções, a partir de 12 de março.

A União Europeia não descarta uma retaliação imediata caso as tarifas sejam impostas, mas trabalha para evitar o pior cenário.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaWashington (DC)Donald TrumpCanadá

Mais de Mundo

Papa Francisco apresenta crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue

Nova Zelândia afirma que China realizou novo exercício com "fogo real" em águas próximas

Alemanha vai às urnas envolvida em pessimismo e em momento delicado com Trump e China

EUA propõe resolução na ONU sobre Ucrânia sem mencionar integridade territorial