Mundo

Unasul leva à ONU declaração de apoio à Argentina

Este gesto simbólico será realizado em ocasião do 30º aniversário da guerra entre Argentina e Grã-Bretanha pelo controle das Ilhas Malvinas

A secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía entregará a Ban Ki-moon uma declaração de apoio à Argentina (Ernesto Benavides/AFP)

A secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía entregará a Ban Ki-moon uma declaração de apoio à Argentina (Ernesto Benavides/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2012 às 13h49.

Nova York - A secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, se reúne nesta segunda-feira em Nova York com seu colega da ONU, Ban Ki-moon, para entregar a ele uma declaração de apoio dos 12 países da região à reivindicação da Argentina pelas Ilhas Malvinas.

Este gesto simbólico será realizado em ocasião do 30º aniversário da guerra entre Argentina e Grã-Bretanha e em meio a uma forte ofensiva diplomática de Buenos Aires para convencer os britânicos a aceitarem discutir a questão da soberania das ilhas.

Mejía se reunirá com Ban Ki-Moon acompanhada do embaixador paraguaio José Antônio dos Santos para entregar "a última declaração aprovada pelas ministras e pelos ministros das Relações Exteriores da Unasul no dia 17 de março relativa à questão das Ilhas Malvinas", segundo um comunicado.

Neste texto, assinado por seus chanceleres em Assunção, a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) exorta o Reino Unido a negociar com a Argentina "com o objetivo de por fim à disputa pela soberania, o mais rápido possível" e classifica de "anacrônica situação colonial em solo americano".

A declaração da Unasul lembra as resoluções das Nações Unidas sobre esta questão e o "amplo respaldo internacional a uma negociação".

A América Latina vem expressando de maneira clara o seu apoio à Argentina em sua reivindicação e ressuscita, com o Brasil à frente, uma iniciativa para controlar o Atlântico Sul.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaEuropaMalvinasONUPaíses ricosReino UnidoUnasul

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump