Mundo

Unasul mostra relatório sobre situação política no Paraguai

Nos últimos dias, representantes do bloco regional se reuniram, em Lima, capital peruana, para avaliar a crise política instaurada no Paraguai

Fernando lugo: para os líderes políticos sul-americanos, o processo como ocorreu o impeachment de Lugo rompeu com a ordem democrática no país (©AFP / Norberto Duarte)

Fernando lugo: para os líderes políticos sul-americanos, o processo como ocorreu o impeachment de Lugo rompeu com a ordem democrática no país (©AFP / Norberto Duarte)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 13h52.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, disse que no próximo dia 9 de agosto será entregue o primeiro relatório do grupo de alto nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) sobre a situação política no Paraguai. Nos últimos dias, representantes do bloco regional se reuniram, em Lima, capital peruana, para avaliar a crise política instaurada no Paraguai depois da destituição do então presidente Fernando Lugo do poder, em 22 de junho. O Peru é o presidente temporário da Unasul.

O Paraguai foi suspenso da Unasul até as eleições gerais no país em abril de 2013. O Mercosul também suspendeu o Paraguai pelo mesmo período. No entendimento das autoridades dos blocos regionais, não foram respeitados os direitos de defesa de Lugo. O governo foi assumido pelo ex-vice-presidente da República, Federico Franco.

Para os líderes políticos sul-americanos, o processo como ocorreu o impeachment de Lugo rompeu com a ordem democrática no país. O então presidente teve o impeachment aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em menos de 24 horas. As autoridades paraguaias negam irregularidades.

Paralelamente, o grupo de alto nível da Unasul levantará mais informações sobre a situação no Paraguai a partir de dados coletados nas embaixadas dos países-membros do bloco, em Assunção, capital paraguaia.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosImpeachmentAmérica LatinaParaguaiMercosulFernando LugoUnasulFederico Franco

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi