Mundo

União Europeia deve aplicar medidas proporcionais contra tarifa de Trump sobre aço e alumínio

A presidente da Comissão Europeia lamentou o episódio mas disse que a tarifa é injustificada

Vincenzo Calcopietro
Vincenzo Calcopietro

Redator na Exame

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 06h23.

Após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma nova tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio, a União Europeia declarou que responderá com “contramedidas” de igual proporção.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou a decisão do governo americano e afirmou que a medida não ficará sem resposta.

“Tarifas injustificadas sobre a UE não ficarão sem resposta — elas desencadearão contramedidas firmes e proporcionais", declarou.

A nova tarifa, aplicada nesta segunda-feira, 10, atinge as importações globais de aço e alumínio, afetando também o Brasil, um dos principais exportadores dessas commodities para os Estados Unidos.

O anúncio não foi inesperado, já que Trump defende a aplicação de tarifas desde sua campanha eleitoral. Até o momento, ele já impôs tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, mas suspendeu a medida após negociações. Um imposto de 10% também foi implementado sobre produtos da China.

Cresce a preocupação de que a política protecionista de Trump possa desencadear uma guerra comercial global, com potenciais impactos na inflação e no crescimento econômico dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaDonald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos