Mundo

União Europeia e Japão lançarão aliança de competitividade em cúpula em Tóquio

União Europeia e Japão devem formalizar nova aliança em resposta ao protecionismo dos Estados Unidos

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 21 de julho de 2025 às 07h52.

A União Europeia (UE) e o Japão devem lançar uma nova aliança de competitividade durante a cúpula que será realizada em Tóquio, no próximo dia 23, como resposta ao cenário de incerteza econômica e comercial, marcado principalmente pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Segundo fontes da UE, a ideia da aliança é fornecer um enfoque mais integral e focalizado sobre como promover a base econômica e industrial conjunta. “Já cooperamos amplamente em comércio e segurança econômica, então esta aliança aprofunda essa colaboração em um contexto mais desafiador para nossas empresas.”

Encontro reunirá líderes da UE e do Japão

A cúpula terá início na tarde de quarta-feira, 23, com uma reunião entre o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa.

Os três líderes darão declarações à imprensa e continuarão os debates durante um jantar. Está prevista a assinatura de uma declaração conjunta entre a UE e o Japão.

Em comunicado, o Conselho Europeu afirmou que a cúpula será uma oportunidade para reforçar a parceria entre Japão e UE, considerada cada vez mais relevante no atual contexto geopolítico.

Cooperação em defesa, multilateralismo e ordem internacional

Durante o encontro, os líderes devem discutir o fortalecimento das relações bilaterais em áreas como segurança, defesa, competitividade econômica e apoio ao multilateralismo e à ordem internacional baseada em normas.

As fontes comunitárias destacaram que não há "uma só área" em que o Japão e a UE não colaborem ou compartilhem visões semelhantes. “Esta cúpula busca aprofundar ainda mais nossa cooperação em diversas áreas”, afirmaram.

Desde o ano passado, Japão e UE mantêm uma parceria em segurança e defesa. A UE pretende avançar na implementação dessa aliança, com foco em ações concretas na indústria de defesa, segurança marítima, cibersegurança e no combate à interferência estrangeira e à manipulação de informações.

Pressão sobre China e apoio à Ucrânia

A cúpula também servirá para reforçar o compromisso conjunto de pressionar a China, condenar a elusão de sanções e o apoio de terceiros à agressão da Rússia na Ucrânia.

A parceria entre Japão e UE se intensificou desde a entrada em vigor, em 2019, do Acordo de Associação Econômica bilateral, e foi ampliada com o início da vigência, em janeiro deste ano, do Acordo de Associação Estratégica Japão-UE.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaJapão

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra