Mundo

União Europeia precisa melhorar o gerenciamento de crises, diz Rompuy

Presidente do Conselho Europeu, crise recente ressaltou a escassez de mecanismos apropriados dentro da UE para lidar com pacotes de auxílio aos membros do bloco

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

La Baulle - A União Europeia precisa de mais coordenação política e econômica para enfrentar eventuais problemas semelhantes à crise provocada pelo endividamento da Grécia, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, durante uma conferência. "Precisamos de um melhor gerenciamento de crises", afirmou a autoridade. "Durante a crise grega, construímos um bote salva-vidas no meio do mar", acrescentou.

Segundo Rompuy, a crise recente ressaltou a escassez de mecanismos apropriados dentro da União Europeia para lidar com pacotes de auxílio aos membros do bloco e que esse é o motivo pelo qual ele chefiará uma força-tarefa que avaliará propostas enviadas pelos países europeus a respeito do assunto.

A força-tarefa também estudará a criação de um sistema de alerta que utilizará uma série de indicadores para determinar se a competitividade de um país da União Europeia está desalinhada em relação aos demais membros do bloco.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaRegulamentação

Mais de Mundo

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy irá para a prisão em 21 de outubro

Trump e mediadores assinam o acordo do cessar-fogo em Gaza

Coreia do Sul anuncia construção do primeiro bunker nuclear na capital

'Conflitos armados desorganizam cadeias de insumos e alimentos', diz Lula em abertura da FAO