Mundo

União Europeia suspende medidas de retaliação após acordo com Trump

Apesar da suspensão, grupo europeu não descartou reativar as medidas no futuro; acordo estabelece tarifas de 15% para produtos da UE

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 12h44.

A União Europeia (UE) anunciou nesta terça-feira (5) a suspensão das medidas de retaliação pelas tarifas de importação impostas por Donald Trump após o acordo comercial alcançado pelo bloco e os Estados Unidos.

Nos últimos meses, a Comissão Europeia preparou uma lista de produtos americanos que seriam taxados caso os Estados Unidos e a UE não chegassem a um acordo.

A lista incluía 93 bilhões de euros (109 bilhões de dólares, 599 bilhões de reais) em mercadorias: soja, aviões, veículos, etc.

Após meses de negociações difíceis, Bruxelas e Washington concluíram, no final de julho, um acordo comercial que estabelece tarifas de 15% para os produtos europeus exportados para os Estados Unidos.

Medidas podem ser reativadas no futuro

"A Comissão (Europeia) adotou hoje (terça-feira) o procedimento jurídico necessário para suspender a implementação de nossas contramedidas europeias", declarou o porta-voz do Executivo europeu, Olof Gill.

A UE, no entanto, não descarta reativar as medidas caso o confronto com a administração de Donald Trump seja retomado.

"Colocamos (as medidas) no congelador, mas sempre podemos voltar a reativá-las", explicou um funcionário da Comissão Europeia, que pediu anonimato.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaDonald TrumpTarifasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Bruxelas pede investimento em preparação para crises após ciberataque em aeroportos

Irã suspenderá cooperação com órgão nuclear se sanções forem restabelecidas

Ataque cibernético provoca cancelamentos e atrasos no aeroporto de Heathrow, em Londres

Pentágono impõe novas restrições aos jornalistas