Mundo

Urbi et Orbi: entenda a oração rezada pelo novo Papa na sacada da Basílica de São Pedro

Texto concede perdão a pecados e costuma ser rezado no Natal e na Páscoa

O recém-eleito Papa Robert Francis Prevost chega à varanda central principal da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

O recém-eleito Papa Robert Francis Prevost chega à varanda central principal da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de maio de 2025 às 14h52.

Última atualização em 8 de maio de 2025 às 15h25.

Tudo sobrePapa Leão XIV
Saiba mais

Quando apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para ser visto pela primeira vez pelos fiéis, o novo Papa, Leão XIV, rezou a Urbi et Orbi, oração geralmente feita em apenas três circunstâncias: escolha do novo Pontífice, Natal e Páscoa. Em latim, o termo significa “À cidade (de Roma) e ao mundo”.

O cerne da oração é o perdão concedido aos pecados. No começo, o Papa pede “que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade confiamos, intercedam por nós diante do Senhor”.

“Que o Senhor todo-poderoso e misericordioso lhe conceda a indulgência, a absolvição e a remissão de todos os seus pecados, um período de verdadeira e frutífera penitência, uma boa disposição de coração, a correção de vida, a graça e o conforto do Espírito Santo e a perseverança final nas boas obras”, diz outra parte da oração.

Além das ocasiões convencionais, o Papa Francisco rezou a Urbi et Orbi em um momento atípico: o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Sozinho e sob chuva, o argentino percorreu a Praça São Pedro, exaltou o trabalho dos profissionais de Saúde e pediu o fim da emergência sanitária.

Nesta quinta-feira, o conclave definiu o americano Robert Francis Prevost como novo Papa. Ele escolheu ser chamado de Papa Leão XIV.

Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade confiamos, intercedam por nós diante do Senhor.

Amém

Pelas orações e méritos da Bem-Aventurada Maria sempre Virgem, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, que Deus Todo-Poderoso tenha misericórdia de você e perdoe todos os seus pecados, e que Jesus Cristo o leve à vida eterna.

Amém

Que o Senhor todo-poderoso e misericordioso lhe conceda a indulgência, a absolvição e a remissão de todos os seus pecados, um período de verdadeira e frutífera penitência, uma boa disposição de coração, a correção de vida, a graça e o conforto do Espírito Santo e a perseverança final nas boas obras.

Amém

E que a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vocês e permaneça para sempre.

Amém

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVPapasVaticano

Mais de Mundo

Novo Papa, Leão XIV reza Ave-Maria, fala em espanhol e pede igreja para todos em 1º discurso

Papa Leão XIV: entenda a história a tradição do nome escolhido por Robert Prevost

Donald Trump parabeniza Robert Francis Prevost, após ser eleito Papa Leão XIV

Os 3 grandes desafios de Robert Francis Prevost, novo Papa Leão XIV, segundo especialistas