Mundo

Urbi et Orbi: entenda a oração rezada pelo novo Papa na sacada da Basílica de São Pedro

Texto concede perdão a pecados e costuma ser rezado no Natal e na Páscoa

O recém-eleito Papa Robert Francis Prevost chega à varanda central principal da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

O recém-eleito Papa Robert Francis Prevost chega à varanda central principal da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de maio de 2025 às 14h52.

Última atualização em 8 de maio de 2025 às 15h25.

Tudo sobrePapa Leão XIV
Saiba mais

Quando apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para ser visto pela primeira vez pelos fiéis, o novo Papa, Leão XIV, rezou a Urbi et Orbi, oração geralmente feita em apenas três circunstâncias: escolha do novo Pontífice, Natal e Páscoa. Em latim, o termo significa “À cidade (de Roma) e ao mundo”.

O cerne da oração é o perdão concedido aos pecados. No começo, o Papa pede “que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade confiamos, intercedam por nós diante do Senhor”.

“Que o Senhor todo-poderoso e misericordioso lhe conceda a indulgência, a absolvição e a remissão de todos os seus pecados, um período de verdadeira e frutífera penitência, uma boa disposição de coração, a correção de vida, a graça e o conforto do Espírito Santo e a perseverança final nas boas obras”, diz outra parte da oração.

Além das ocasiões convencionais, o Papa Francisco rezou a Urbi et Orbi em um momento atípico: o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Sozinho e sob chuva, o argentino percorreu a Praça São Pedro, exaltou o trabalho dos profissionais de Saúde e pediu o fim da emergência sanitária.

Nesta quinta-feira, o conclave definiu o americano Robert Francis Prevost como novo Papa. Ele escolheu ser chamado de Papa Leão XIV.

Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade confiamos, intercedam por nós diante do Senhor.

Amém

Pelas orações e méritos da Bem-Aventurada Maria sempre Virgem, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, que Deus Todo-Poderoso tenha misericórdia de você e perdoe todos os seus pecados, e que Jesus Cristo o leve à vida eterna.

Amém

Que o Senhor todo-poderoso e misericordioso lhe conceda a indulgência, a absolvição e a remissão de todos os seus pecados, um período de verdadeira e frutífera penitência, uma boa disposição de coração, a correção de vida, a graça e o conforto do Espírito Santo e a perseverança final nas boas obras.

Amém

E que a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vocês e permaneça para sempre.

Amém

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVPapasVaticano

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista