Mundo

Uso internacional do euro se manteve estável apesar de crise

A conclusão é de um estudo sobre a relevância internacional do euro divulgado pelo Banco Central Europeu

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet: "as preferências por moedas internacionais importantes se mantiveram" (Getty Images)

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet: "as preferências por moedas internacionais importantes se mantiveram" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2011 às 12h14.

Frankfurt - O uso internacional do euro se manteve estável apesar da crise de endividamento soberano que alguns países da zona do euro atravessam há mais de um ano.

Esta é uma das conclusões da décima revisão anual da relevância internacional do euro que o Banco Central Europeu (BCE) publicou nesta sexta-feira.

"O uso internacional do euro permaneceu em termos gerais estável em 2010 em comparação com outras moedas internacionais importantes", disse o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na introdução do relatório.

"Embora a crise financeira global tenha continuado a ter um profundo impacto na atividade de todos os segmentos de mercado tratados na revisão, as preferências por moedas internacionais importantes se mantiveram", segundo Trichet.

O BCE acrescenta que "a estabilidade da função internacional do euro durante 2010 está em linha com a tendência histórica observada desde a introdução da moeda única, em 1999".

No ano passado, o euro foi a segunda maior divisa internacional de reservas, segundo a instituição financeira.

A crise de endividamento de alguns países da zona do euro e a falta de consenso político na Europa para enfrentá-la fez alguns analistas questionarem o futuro da principal divisa europeia.

Os chefes de Estado e de governo da zona do euro acertaram nesta quinta-feira um novo pacote de resgate para a Grécia, que contempla a participação dos credores privados.

O acordo contribuiu para estimular a alta do euro, que nesta sexta-feira estava cotado acima dos US$ 1,44.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioMoedasCrises em empresasBCEEuroDívida pública

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro