Mundo

Veículo pesado atinge ônibus em Jerusalém em possível ataque

Imagens de uma câmera de segurança transmitidas na TV israelense mostravam o braço da escavadeira rasgando a lateral do ônibus tombado sobre a calçada

Protesto em Jerusalém: policiais atiraram no motorista do veículo pesado (Ammar Awad/Reuters)

Protesto em Jerusalém: policiais atiraram no motorista do veículo pesado (Ammar Awad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 10h03.

Jerusalém - Um veículo pesado de construção civil atingiu e matou um pedestre e virou um ônibus em Jerusalém nesta segunda-feira, no que a polícia suspeita ter sido um ataque palestino, encerrado após um policial atirar e matar o motorista da escavadeira amarela. Não havia passageiros no ônibus, localizado em um bairro ultraortodoxo.

Imagens de uma câmera de segurança transmitidas na TV israelense mostravam o braço da escavadeira rasgando a lateral do ônibus tombado sobre a calçada. A mídia israelense disse que o motorista da escavadeira era um palestino do leste de Jerusalém.

O chefe de polícia do distrito de Jerusalém, Yossi Farienti, disse que a escavadeira "atingiu um cidadão judeu em canteiro de obras e então desceu a rua cerca de 50 metros, onde virou o ônibus com seu braço, ferindo levemente três pessoas".

O porta-voz policial Micky Rosenfeld disse que "a polícia está investigando o incidente como um ataque terrorista". Ele disse que um policial atirou e matou o motorista da escavadeira.

O ministro de Segurança Interna, Yitzhak Aharonovitch, disse que a atual guerra em Gaza, que já dura quatro semanas, tem aumentado a preocupação com ataques dentro das cidades israelenses. "Desde o momento em que o conflito começou no sul, nos demos conta que incidentes como esse com um agressor solitário podem acontecer e ataques com tratores são familiares em Jerusalém", disse Aharonovitch à TV Channel 2.

"Toda a família (do motorista) está sendo interrogada. Queremos saber quem mandou ele, se ele agia sozinho, se ele pertencia a alguma rede --todas essas coisas estão sendo checadas", disse ele.

Atualizado às 10h03

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoTransportesIsraelTransporte públicoÔnibusJerusalém

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk