Mundo

Venezuela cresce 8,7% no PIB, mas população ainda sofre com inflação

Anúncio ocorre em um momento em que o país enfrenta uma nova alta inflacionária e a desvalorização diária de sua moeda

Venezuela: PIB cresce 8,7%, mas a crise segue em alta (Juan BARRETO / AFP)

Venezuela: PIB cresce 8,7%, mas a crise segue em alta (Juan BARRETO / AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 07h28.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela aumentou 8,7% no terceiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelas vendas de petróleo, segundo informou nesta quinta-feira o Banco Central (BCV) — embora os venezuelanos digam não perceber isso no dia a dia.

O anúncio ocorre em um momento em que o país enfrenta uma nova alta inflacionária e a desvalorização diária de sua moeda. O bolívar já caiu mais de 70% em relação ao dólar neste ano.

"Bendito aquele cuja economia cresceu, porque a minha me faz chorar todas as noites e todos os dias", disse Carolina Serrada, confeiteira de 28 anos que afirma que o preço das matérias-primas sobe diariamente conforme varia a taxa de câmbio.

Desafios econômicos e a disparidade entre dólar oficial e paralelo

Além disso, a diferença entre o dólar oficial e o paralelo também complica as compras para os venezuelanos. No mercado oficial, o dólar é cotado a 203 bolívares, mas no mercado paralelo ultrapassa 280 bolívares — quase 40% a mais.

O salário mínimo na Venezuela é de 130 bolívares, menos de um dólar, mas o governo tenta compensar essa perda com bonificações que elevam o “rendimento mínimo mensal”.

Indicadores do crescimento econômico

A economia “no terceiro trimestre de 2025 aumentou 8,71% em relação ao terceiro trimestre de 2024”, disse o BCV em nota de imprensa, destacando que já são “dezoito (18) trimestres consecutivos” de crescimento.

O país caribenho voltou a registrar crescimento no segundo trimestre de 2021, após sair de uma hiperinflação que durou quatro anos e depois de uma queda de 80% do PIB.

A realidade da população frente ao crescimento do PIB

"Dizer que há aumento do PIB é algo positivo, mas eu não vejo prosperidade nem o fim da crise", disse, por sua vez, Ingrid Flores, de 35 anos, criadora de conteúdo para redes sociais.

O BCV destacou um aumento de 16,12% na atividade petrolífera e de 6,12% na não petrolífera.

“O dinamismo das atividades econômicas que vem sendo registrado (...) é um indicador da capacidade de recuperação da economia nacional diante das adversidades”, afirmou o Banco.

Desafios impostos pelas sanções e inflação

O governo atribui a instabilidade econômica às sanções impostas pelos Estados Unidos em 2017 e ao embargo petrolífero de 2019, quando a inflação chegou a 344.000%.

Segundo o presidente Nicolás Maduro, os preços aumentaram 48% em 2024. O BCV não divulga dados sobre inflação há um ano.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaPIBPetróleo

Mais de Mundo

Trump manda soltar George Santos, mesmo o chamando de 'um pouco desonesto'

Governo peruano suspende chefe policial de Lima após protestos violentos

Trump diz que Maduro 'ofereceu de tudo' para evitar conflito com os EUA

Príncipe britânico Andrew, envolvido em escândalos, renuncia ao seu título real