Mundo

Vídeo da NASA mostra 40 anos de devastação na Amazônia

Imagens da Nasa mostram que o desmatamento em Rondônia de 1975 a 2012 seguiu o padrão 'espinha de peixe', de maior impacto sobre a biodiversidade

Desmatamento: as imagens foram feitas pelos satélites do Landsat, o mais duradouro programa de observação da Terra (Getty Images)

Desmatamento: as imagens foram feitas pelos satélites do Landsat, o mais duradouro programa de observação da Terra (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 22h47.

São Paulo - A NASA, a agência espacial americana, divulgou um vídeo que registra o intenso desmatamento da Amazônia no estado de Rondônia entre 1975 e 2012. As imagens foram feitas pelos satélites do Landsat, o mais duradouro programa de observação da Terra a partir do espaço, que em 2012 completa 40 anos.

O vídeo mostra um pedaço central do estado de Rondônia pelas lentes dos satélites americanos durante 37 anos. As imagens mostram que o desmatamento na região teve um padrão conhecido como "espinha de peixe". Esta "espinha" é formada por uma estrada principal e diversas secundárias. O desmatamento avança primeiro ao longo da via principal, a mais antiga, depois pelos novos caminhos que são abertos perpendiculares à estrada original. No vídeo da NASA, a via principal possui 50 quilômetros, e as secundárias, até 4 quilômetros.

Com base nas imagens do Landsat, cientistas avaliam que a taxa de desmatamento da Amazônia entre os anos de 1978 e 1988 foi menor do que se pensava. No entanto, o impacto na biodiversidade foi bem maior. Isso porque o padrão "espinha de peixe" de desmatamento provoca a rápida fragmentação da floresta, isolando as espécies, e cria muito mais bordas entre as áreas desmatadas e a floresta natural, aumentando sua exposição à atividade humana.

Assista ao vídeo:


yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:NasaFlorestasAmazôniaDesmatamento

Mais de Mundo

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra

Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições legislativas com impacto nacional

Milhares de fiéis celebram a canonização do primeiro santo millennial no Vaticano

Trump intensifica retórica repressiva com ameaça de 'guerra' em Chicago