Mundo

Visita de Lula à China é essencial para as relações Brasil-China, diz porta-voz chinês

A visita de Lula à China é considerada estratégica, fortalecendo laços entre os dois países no contexto global

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during the launch of a program to facilitate access to bank loans for workers at the Planalto Palace in Brasilia on March 12, 2025. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during the launch of a program to facilitate access to bank loans for workers at the Planalto Palace in Brasilia on March 12, 2025. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 12 de maio de 2025 às 15h52.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou nesta segunda-feira, 12, que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China é de grande importância diante da atual situação internacional, caracterizada por mudanças e turbulências.

Observando que a China e o Brasil são ambos grandes países em desenvolvimento, grandes mercados emergentes e membros importantes do grupo BRICS e do Sul Global, o porta-voz disse que “as relações China-Brasil sempre estão na vanguarda das relações da China com os países em desenvolvimento”.

A convite do presidente chinês, Xi Jinping, Lula está em visita de Estado à China de 10 a 14 de maio. Essa é a sexta visita de Lula à China e a segunda desde 2023.

50 anos de relações bilaterais entre Brasil e China

Durante a visita de Estado do presidente Xi ao Brasil em 2024, os dois chefes de Estado anunciaram a elevação das relações bilaterais a uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado para um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, assim como o estabelecimento de sinergias entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil, disse Lin, acrescentando que os laços bilaterais entraram em um novo período histórico.

"O presidente Lula é o líder de um grande país latino-americano e um estadista internacional com influência significativa", disse Lin. Para o porta-voz chinês, a visita enriquecerá ainda mais a conotação estratégica da comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado e demonstrará o compromisso resoluto e a responsabilidade da China e do Brasil de liderar os países do Sul Global.

O papel do Brasil no cenário global

Durante sua visita, o presidente Lula participará da cerimônia de abertura da quarta reunião ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Lin afirmou que a China atribui grande importância ao papel significativo do Brasil nos assuntos da América Latina e do Caribe (ALC) e está disposta a trabalhar com o Brasil para promover novos desenvolvimentos na construção de uma comunidade China-ALC com um futuro compartilhado.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaBrasilChina

Mais de Mundo

Como Trump influencia eleições de outros países —e ajuda seus opositores

Como Yiwu, na China, se mantém líder na exportação de produtos sazonais em meio à guerra tarifária

Delegação chinesa discute digitalização industrial no Brasil em fórum dos BRICS

Pepe Mujica está sob cuidados paliativos, em fase terminal de câncer, diz mulher