Mundo

Vitória do partido de Rutte na Holanda causa alívio na Europa

A vitória de Rutte foi bem recebida pela União Europeia (UE), que manifestava preocupação com a possibilidade de uma vitória de Wilders

Mark Rutte : as eleições na Holanda eram consideradas um termômetro da força do populismo no continente (Yves Herman/Reuters)

Mark Rutte : as eleições na Holanda eram consideradas um termômetro da força do populismo no continente (Yves Herman/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de março de 2017 às 08h16.

Última atualização em 16 de março de 2017 às 08h16.

O Partido Popular Liberal e Democrata do primeiro-ministro Mark Rutte ganhou as eleições parlamentares na Holanda, que definirão o chefe do governo, segundo resultados preliminares.

Em segundo lugar ficou o candidato de ultradireita Geert Wilders, do Partido pela Liberdade, de acordo com os números apurados até a madrugada de hoje (16).

A vitória de Rutte foi bem recebida pela União Europeia (UE), que manifestava preocupação com a possibilidade de uma vitória de Wilders, que propõe que a Holanda abandone o bloco e sua moeda comum, o euro.

Após o referendo que aprovou o brexit (saída da UE) no Reino Unido e a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, no ano passado, as eleições na Holanda eram consideradas um termômetro da força do populismo no continente, antes das eleições deste ano na França e Alemanha. Milhões de holandeses compareceram aos centros de votação, levando a participação nas eleições a nível recorde no país, um dos fundadores da União Europeia.

*Com informações da Agência Telam, da Argentina

Acompanhe tudo sobre:PolíticaUnião EuropeiaHolandaEleições

Mais de Mundo

Acordo com Mercosul será firmado em 20 de dezembro, diz chefe da UE a Lula

Após vitória de Mamdani, Trump diz que EUA devem escolher 'entre comunismo e bom senso'

China suspende tarifas sobre produtos dos EUA após avanço em diálogo comercial

Milei autoriza compra e posse de fuzis semiautomáticos por argentinos