Mundo

Voo do avião Solar Impulse é adiado por problemas técnicos

O avião, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar

aviaosolar_afp-jpg.jpg (.)

aviaosolar_afp-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

PAYERNE, Suíça - O histórico voo do avião Solar Impulse, que devia testar as capacidades do aparelho propulsionado por energia solar para voar à noite, foi adiado devido a um problema técnico, informaram nesta quinta-feira os organizadores da experiência.

"Ocorreu uma falha numa peça essencial do avião", explicou o explorador suíço Bertrand Picard, que organizou a aventura. Seu porta-voz precisou tratar-se de uma peça de telemetria que sofreu uma avaria.

Falando à imprensa, Picard não pôde precisar a data em que o teste será realizado tanto pelos reparos que precisam ser feitos quanto pelas condições climáticas necessárias para a experiência.

O protótipo com matrícula HB-SIA devia ter decolado na noite de quarta-feira da base militar de Payerne, oeste da Suíça.

O avião, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar - pouco vento, para não perder estabilidade -, pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares.

Segundo Picard, que idealizou o protótipo, esta nova etapa de 25 horas serviria para testar a capacidade do avião de voar de dia e de noite.

"O desafio do século XXI não será mais ir à Lua porque isto já foi feito, mas passar a uma sociedade que se desvincule, pouco a pouco, de sua dependência das energias fósseis", disse recentemente à imprensa.

O avião solar é "muito mais que uma aventura aeronáutica, é uma demonstração técnica do que se pode levar à sociedade em termos de novas tecnologias", acrescentou o aventureiro Piccard.

As asas da aeronave têm uma envergadura igual às de um Airbus A340 (63,40 metros), mas o aparelho pesa apenas 1.600 quilos.

 

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaSustentabilidadeTecnologias limpasEnergiaEnergia solar

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok